Blog SOS Amazônia

Brasil se mobiliza para mais uma edição do Dia de Doar

Khelven Castro

Com o objetivo de mobilizar o Brasil para que tenhamos um país mais generoso e solidário, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas, o “Dia de Doar” chega na sua oitava edição e será realizado em 1 de dezembro, em um ano marcado pela pandemia do Coronavírus.

Desde 2013, o Brasil participa do Dia de Doar, que começou um ano antes nos Estados Unidos, criado pela organização nova-iorquina 92Y. Atualmente a campanha é mundial e conta com a participação oficial de 72 países. O #GivingTuesday (terça-feira de doação), como é conhecida a data, é promovido sempre na primeira terça-feira depois do Thanksgiving (Dia de Ação de Graças), seguindo as datas comerciais já famosas como Black Friday e Cyber Monday. Uma campanha realizada pela ABCR - Associação Brasileira de Captadores de Recursos 

Neste ano, vamos apresentar algumas das nossas ações para que você possa escolher a sua.

 Faça Florescer Floresta: Em paralelo à conscientização contra o desmatamento, é preciso fazer restauração florestal na Amazônia, conservando áreas de nascentes e gerando renda para as comunidades amazônicas. O projeto Faça Florescer Floresta tem por objetivo promover a recuperação da cobertura do solo com a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) e a recuperação de áreas de nascentes, utilizando espécies de interesse ecológico e econômico.

Doe

Brigadas Amazônia: O projeto Brigadas Amazônia promove ações emergenciais de monitoramento e combate de desmatamento e queimadas, bem como ações de conscientização ambiental na Amazônia.

Doe

Campanha Povos da Floresta na luta contra a Covid19: Para proteger os povos da floresta precisamos mantê-los seguros em seus territórios, com alimentos saudáveis e itens de higiene para que não precisem sair de lá. Ajude a dar condições para que estas comunidades, suas organizações, seus profissionais de saúde e aliados tenham segurança para enfrentar a pandemia com a força da floresta.

Doe

Quelônios do Juruá: Eu protejo! - A SOS Amazônia realiza na região do Alto Juruá, no Acre, desde 2003, o projeto "Quelônios do Juruá: Eu Protejo". Voluntariamente, mais de 50 famílias ribeirinhas monitoram praias de desovas de quelônios ao longo do rio Juruá, alcançando o Parque Nacional da Serra do Divisor e a Reserva Extrativista Alto Juruá, duas das maiores Unidades de Conservação (UC) do estado do Acre e de grande importância, por serem áreas de alta concentração de diversidade biológica e, ambas, situadas na fronteira com o Peru.  

Doe

​O Dia de Doar existe graças a união de cada pessoa que faz sua ação, seja doando ou estimulando a doação de indivíduos, empresas, organizações.

Com o uso da hashtag #diadedoar compartilhadas nas mídias digitais você torna público sua doação e engaja mais pessoas para o movimento.


Notícia