SOS AMAZÔNIA

PORTFÓLIO

Rio Juruá - Floresta Amazônica
A SOS Amazônia promove a conservação da biodiversidade e o crescimento da consciência ambiental. A ONG surgiu na década de 1980, quando grandes áreas de florestas foram substituídas por pastagens para bovinos. Naquela época, o movimento dos seringueiros unia forças para empatar a devastação e garantir o direito de posse das suas colocações. Movidos pela resistência dos guardiões da floresta, no dia 30 de setembro de 1988, na cidade de Rio Branco, estado do Acre, professores, estudantes universitários e representantes do movimento social, incluindo o ativista e seringueiro Chico Mendes, criaram a Associação SOS Amazônia, tendo como objetivo principal defender a Floresta Amazônica, apoiando as populações tradicionais.

Naquele cenário de conflitos por ocupação de terras, a ONG dedicou-se a expor, em praça pública, dados e fotos sobre o desmatamento na região, a fazer denúncias das ameaças sofridas pelos seringueiros, distribuir materiais informativos e a dialogar com as pessoas sobre o tema, para mobilizar a sociedade e facilitar a compreensão das causas e consequências da destruição que estava em curso.

Diante do delicado momento que os extrativistas viviam, além das campanhas de conscientização, logo surgiu a necessidade de desenvolver projetos, propor e implementar políticas públicas com foco na difusão de modelos e práticas para preservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável.

Promover a conservação da biodiversidade e o crescimento da consciência ambiental na Amazônia.

MISSÃO

Valores

Valorização da
floresta em pé;
Respeito ao
conhecimento dos
povos tradicionais;

Consumo consciente;
Honestidade e
transparência;

Solidariedade e ajuda
mútua em prol da
conservação.

O que fazemos

A SOS Amazônia tem sua atuação em três áreas estratégicas. Os programas são orientados pelo Planejamento Estratégico Institucional, como forma de buscar o alcance da sua missão.

Para promover a conservação da biodiversidade e o crescimento da consciência ambiental na Amazônia.

Programas estratégicos

Negócios florestais sustentáveis
Agrega ações e projetos que promovam a conservação da floresta e a manutenção de serviços ambientais, o empoderamento social das populações tradicionais e o desenvolvimento socioeconômico local, por meio da produção florestal sustentável e do pagamento pela manutenção dos serviços ambientais.
Mudanças climáticas e restauração da paisagem florestal
Agrega ações e projetos que promovam o conhecimento e atitudes sobre mudanças climáticas, seus impactos e formas de mitigação e adaptação. Assume como prioridade nesta agenda a restauração da paisagem florestal como uma estratégia de atuação da SOS Amazônia, tendo como visão a participação efetiva da sociedade neste processo e a mudança dela na relação com a natureza.
Áreas protegidas e conservação da biodiversidade
Agrega ações e projetos que promovam o monitoramento de pressões e ameaças e a implantação das políticas públicas de proteção das florestas e da conservação da biodiversidade nas Áreas Naturais Protegidas e outras áreas especiais de proteção ambiental.

Projetos que a SOS Amazônia está realizando agora

Iniciativas atuais

    Linha do tempo SOS Amazônia

    A sua contribuição pode fazer a diferença

    COMO AJUDAR

    Fortalece nosso trabalho, valoriza a floresta em pé.

    Conheça nosso Blog