Projeto Valores da Amazônia

Estruturação, Fortalecimento e Integração das cadeias de valor de produtos da sociobiodiversidade (Borracha Nativa, Óleos Vegetais e Cacau Silvestre), envolvendo nove organizações extrativistas e mais de 2.500 famílias no Acre e no Amazonas
Desde meados de 2015, o projeto Valores da Amazônia empreende esforços para a estruturação, o fortalecimento e a integração de cadeias de valor de produtos florestais não madeireiros no Acre e no Amazonas, visando o uso sustentável dos recursos florestais e a melhoria da qualidade de vida das populações locais. O projeto envolve apoio a oito cooperativas (sendo uma indígena) e uma associação de mulheres, com ações de estruturação de empreendimentos, capacitação, assistência técnica, manejo florestal sustentável, certificação de produtos e apoio à comercialização.

OBJETIVO: Disseminar e apoiar iniciativas empreendedoras em nove instituições aglutinadas, com foco na geração de trabalho e renda, e no desenvolvimento sustentável da região.

Cadeias de Valor da Sociobio apoiadas

Cacau Silvestre, Borracha (Cernambi Virgem Prensado - CVP e Folha de Defumação Líquida – FDL) e Óleos Vegetais (Buriti, Murmuru, Cocão, Andiroba).

Organizações Sociais apoiadas

As nove organizações apoiadas são constituídas por produtores familiares, principalmente extrativistas, que residem em áreas de difícil acesso da Floresta Amazônica, região com alto índice de vulnerabilidade social e de pouco acesso às políticas públicas. São elas: ACRE: Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais unidas por Liberdade, Humanidade e Amor (Amuralha); Cooperativa Agroextrativista de Tarauacá (Caet), Cooperativa Agroextrativista de Feijó (Cooperafe), Cooperativa Agroextrativista Shawãdawa Pushuã (Pushuã), Cooperativa de Produtores de Polpa de Frutos Nativos de Mâncio Lima (Coopfrutos),
Cooperativa dos Produtores de Agricultura Familiar e Economia Solidária de Nova Cintra (Coopercintra), Cooperativa Agroextrativista de Porto Walter (Coapex) | AMAZONAS: Cooperativa de Produtos Naturais da Amazônia (Copronat) e Cooperativa Agroextrativista do Mapiá e Médio Purus (Cooperar).

Abrangência

O Valores da Amazônia atua diretamente em Áreas Protegidas (Floresta Nacional do Purus, Reserva Extrativista Arapixi e Arie Japiim-Pentecoste) e em Terras Indígenas (TI Arara do Igarapé Humaitá); em Assentamentos e áreas ribeirinhas (entorno de Unidades de Conservação). O Projeto busca nessas áreas a consolidação de alternativas econômicas para a conservação da floresta e o bem-estar das populações residentes.

Compromissos

Produtos da sociobiodiversidade - Murmuru, Astrocaryum murumuru | Foto: SOS Amazônia - André Dib
Gerar trabalho e renda;
Reduzir o desmatamento;
Incentivar a recuperação de áreas degradadas;
Promover a conscientização sobre o manejo
sustentável dos recursos florestais não madeireiros;
Promover a inclusão socioprodutiva;
Valorização da cultura e gênero.


Gostou do nosso conteúdo?

Compartilhe nas suas redes sociais :)