Blog SOS Amazônia

Equipe do Nossabio visita Parque Estadual de Guajará-Mirim, em Rondônia

Equipe do Projeto Nossabio - Territórios Conservados (LIRA/IPÊ) realizou visita de campo ao Parque Estadual de Guajará-Mirim, município de Nova Mamoré, em Rondônia, como etapa de elaboração do plano de turismo do parque. Para evitar imprevistos, como o risco de se perder, a visita foi guiada por dois guias locais habilitados.

Durante as atividades, a equipe identificou atrativos turísticos da região e realizou contato com moradores para engajamento e mobilização comunitária. E ainda sobrou um tempinho para tomar aquele banho de cachoeira, que ninguém é de ferro.

Equipe identificou atrativos turísticos da região para elaboração do plano de turismo do Parque Estadual de Guajará-Mirim (Foto: SOS Amazônia)

A visita de campo finalizou com chave de ouro com a realização de uma oficina sobre a implementação do plano de turismo no Parque Guajará-Mirim, que contou a presença de representantes da Sedam (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental), Setur (Secretaria de Estado de Turismo), ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e Unir (Universidade Federal de Rondônia). O encontro foi marcado por ótimas contribuições que tornaram ainda mais proveitosa a viagem!

Oficina reuniu parceiros institucionais para discutir alternativas para o fortalecimento do turismo de base comunitária na região (Foto: SOS Amazônia)

Projeto Nossabio
O Projeto Nossabio foi aprovado em dezembro de 2019, por meio do Legado Integrado da Região Amazônica (LIRA), programa brasileiro de conservação idealizado pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com recursos do Fundo Amazônia e da Fundação Gordon e Betty Moore. O programa foi concebido para aumentar a efetividade de gestão das áreas protegidas da Amazônia, como Unidades de Conservação e Terras Indígenas, bem como estruturar cadeias de valor a partir de produtos da sociobiodiversidade, como açaí, borracha e cacau.

Cerca de 315 famílias são contempladas em cinco Unidades de Conservação (UCs): Reserva Extrativista Chico Mendes, Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema, Floresta Nacional de São Francisco, Florestal Nacional do Macauã (no Acre) e Parque Estadual de Guajará-Mirim (em Rondônia). A SOS Amazônia realiza o projeto em estreita ligação com organizações sociais, cooperativas e associações extrativistas de cada uma das unidades.

2022-02-04 18:44 Notícia