O minicurso será realizado entre os dias 19 e 23 de julho de 2021, com emissão de certificado e transmissão ao vivo nas plataformas Zoom e Google Meet. O objetivo é capacitar 50 brigadistas das cinco regionais de desenvolvimento do Acre através do repasse de conhecimento e ferramentas estratégias de gestão de risco a fim de reduzir o impacto negativo do fogo sobre o meio ambiente e a sociedade. A atividade ainda fornecerá uma contextualização sobre efeitos do fogo e do desmatamento no processo de mudanças climáticas.
O conteúdo será ministrado por técnicos da SOS Amazônia e especialistas do Projeto MAP-Fire, em parceria com Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Universidade Federal do Acre (Ufac). A expectativa é que os participantes possam construir e avaliar um plano de ação no combate a incêndios, por níveis de alerta e escala de tomada de decisão.
O Projeto MAP-Fire foi implementado em 2019 com suporte do Inter-American Institute for Global Change Research (IAI), em parceria com o Climate Science for Service Partnership Brazil (CSSP-Brazil), e passa por um processo de aperfeiçoamento e expansão relacionado à gestão de risco em áreas protegidas para atender toda a América do Sul.