Brigadas Amazônia

Ações frente ao desmatamento e queimadas
Em novembro de 2019 foi apresentado um novo estudo, assinado por 11258 cientistas, reiterando a atual emergência climática que a humanidade enfrenta, na qual o desmatamento e mudança climática são as fontes decisivas da perda de biodiversidade e, por consequência, dos serviços ambientais vitais fornecidos pela floresta em pé para a vida do planeta.

Tais ameaças graves à biodiversidade e à integridade do sistema terrestre como o desmatamento e mudança climática, por exemplo, são suficientes para qualificar quase metade das árvores Amazônicas como ameaçadas de extinção, conforme critérios da International Union for Conservation of Nature, a IUCN.

PERDA DE FLORESTA EM 2019

Durante o ano de 2019, a Floresta Amazônica sofreu com o avanço das queimadas, totalizando a perda de 9.762 km² de floresta, representando a maior variação entre um ano e outro desde 1995. Isso corresponde a um acréscimo de 30% em relação ao ano de 2018.

Essa perda florestal reafirmou a ativação do estado de alerta e emergência da sociedade planetária no início de 2019, quando o Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real - o DETER, mostrou os sinais de um ano atípico e muito perigoso para a saúde pública e a biodiversidade.


Objetivo

O projeto Brigadas Amazônia promove ações emergenciais de monitoramento e combate de desmatamento e queimadas, bem como ações de conscientização ambiental na Amazônia.

O que fizemos em 2019

Equipe SOS Amazônia - ações emergenciais em parceria com o WWF
Juntos, em 2019, o projeto Brigadas Amazônia trabalhou no combate, monitoramento e conscientização da atividade fogo em 354 áreas na Bacia do Juruá, incluindo a Reserva Extrativista Alto Juruá, a Reserva Extrativista do Alto Juruá, a Reserva Extrativista Riozinho da Liberdade, a Floresta Estadual do Mogno e a Floresta Estadual do Rio Gregório abrangendo os rios Juruá, Envira e Tarauacá.

A equipe dialogou com os comunitários sobre os principais desafios da conciliação saudável de suas atividades agrícolas de subsistência e econômicas, incluindo as soluções apontadas pelos próprios comunitários para reduzir o impacto do uso de fogo na saúde pública e bem-estar humano.

Capacitação de Brigadistas

Capacitação de brigadistas com o apoio do Corpo de Bombeiros de Feijó, Acre
A SOS Amazônia realizou também uma oficina para formação de 19 brigadistas sob instrução do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre, na qual foram selecionados 12 brigadistas para atuarem nos municípios de Feijó, Tarauacá e Marechal Thaumaturgo.

Os brigadistas foram treinados com noções básicas do Uso de GPS e puderam acessar e monitorar os dados de focos de calor por satélites do BD-Queimadas do INPE tanto no portal do sistema como por meio do Google Earth integrado on-line para o monitoramento das queimadas.

O que pretendemos fazer em 2020

Este ano, além das áreas que atuamos em 2019, queremos ampliar o trabalho do Brigadas Amazônia com ações na Bacia do Rio Acre, região do estado historicamente mais desmatada, que abrange a Reserva Extrativista Chico Mendes. Para ajudar as nossas equipes a entrar em ação, lançamos uma campanha online para arrecadar doações que serão destinadas às atividades deste projeto. Seu apoio vale muito para manter a floresta em pé.

Apoio

WWF - Brasil | e de doações espontâneas (Eu protejo a Amazônia)

Gostou do nosso conteúdo?

Compartilhe nas suas redes sociais :)