Blog SOS Amazônia

Edital abre oportunidade para o protagonismo de jovens extrativistas

Estão abertas as inscrições para o edital Protagonismo Jovem nas Reservas Extrativistas do Acre, que prevê a formação continuada de estudantes vinculados a três Reservas Extrativistas do Acre: Alto Juruá, Alto Tarauacá e Riozinho da Liberdade. Para se inscrever, o jovem extrativista precisa ter entre 16 e 29 anos com ensino fundamental completo. Se não for morador da Resex, algum familiar precisa residir em umas dessas Unidades de Conservação.

Serão ofertadas 25 vagas para cada Reserva Extrativista e a inscrição pode ser feita entre os dias 27 de abril e 09 de maio de 2022, de modo presencial, na sede do município correspondente a cada Unidade de Conservação, nos seguintes locais:
1. Para jovens da Resex Riozinho da Liberdade
Sede da SOS Amazônia em Cruzeiro do Sul: Rua Major Assis de Vasconcelos 524, próximo a Prime Sports. Contato: (68) 3322 6842 – Escritório da SOS Amazônia, (68) 99214 8665 – Heliomar Nunes (WhatsApp)

2. Para jovens da Resex Alto Juruá - Marechal
Câmara Municipal dos Vereadores, Centro, Marechal Thaumaturgo. Contato: (68) 99251 2777 – Marcos Santos, (68) 98422 4503 – Marcos Santos (WhatsApp)

3. Para jovens da Resex Alto Tarauacá: Jordão
Rua Dr. Francisco Djalma da Silva, Centro, Jordão. Referência: próximo ao Conselho Tutelar Contato: (68) 98418 5392 – Marbelita (WhatsApp) (68) 99221 5282 – Antônio Francisco (WhatsApp)

Composto por sete módulos, o curso terá duração de 320 horas e 50% das vagas serão destinadas às mulheres. No ato da inscrição, o estudante deverá apresentar cópia do RG ou Certidão de Nascimento, certificado de conclusão do Ensino Fundamental e uma carta de apresentação respondendo à seguinte questão: por que devo ser selecionado para participar da formação de jovens protagonistas das Resex?

O objetivo do curso é proporcionar formação cidadã, crítica e reflexiva de jovens lideranças de Unidades de Conservação do Acre, buscando fortalecer a organização social dos territórios e o empoderamento da juventude em relação aos seus modos de vida. Entre os temas abordados, estão identidade extrativista, cadeias produtivas, sociedades sustentáveis, associativismo, dentre outros.

O curso é fruto de parceria entre a SOS Amazônia, o Conselho Nacional das Populações Extrativistas e o Comitê Chico Mendes. Acesse aqui o edital e o formulário de inscrição. Participe!

Notícia