O projeto de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES Resex Alto Juruá), implementado pela SOS Amazônia, com apoio financeiro do Incra, procura sempre aproximar as comunidades tradicionais dos seus deveres e direitos.
A presença constante de uma ONG ambiental e de órgãos governamentais, como o Incra, gera transformações positivas na vida dessas pessoas e na conservação dos recursos naturais. Garantir os direitos à cidadania, por exemplo, desperta os sonhos de cada ribeirinho por uma vida melhor e uma Resex fortalecida.
Em dois anos de projeto, foram feitas várias atividades sociais na Resex. A mais recente foi a realização de atendimentos judiciais e edição do casamento coletivo, em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre, por meio do Projeto Cidadão, entre os dias 21 e 24 de abril.
Nesse período foram promovidas na Resex Alto Juruá diversas ações, como palestras educacionais sobre os efeitos danosos das drogas, ministradas pelo exército brasileiro, e com o tema Cidadania e Justiça, ministrada pelo juiz de Direito Wagner Alcântara, titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Cruzeiro do Sul; atendimentos judiciais, como o de defensoria pública; além do tão esperado casamento na Floresta, com um total de 160 casais, sendo 51 na comunidade Belfort e 109 na comunidade Novo Horizonte.
Para o casal Osmar Alves de Lima (62) e Maria Sueli Verissimo dos Santos (52), a ação permitiu que “realizassem o sonho iniciado há mais de 30 anos”. “Muito importante a gente conseguir legalizar essa nossa união, que traz muitos direitos e deixa a família mais forte”, disse ele.
Na oportunidade, a presidente do TJAC, Cezarinete Angelim, chamou a atenção dos ribeirinhos para a questão da sustentabilidade ambiental. Ela destacou a necessidade de os moradores despertarem para uma conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente (fauna e a flora) – fundamentais para garantir o futuro da vida na terra.
Adair Duarte, coordenador de projetos da SOS Amazônia, afirma que garantir a presença da justiça na Resex, com certeza, contribui para a conservação do ambiente, pois aproxima as autoridades dos problemas sociais e ambientais existentes naquela região.