Blog SOS Amazônia

10ª edição do Dia de Doar promove a generosidade entre os brasileiros

Todos os anos, desde 2013, celebramos o Dia de Doar no Brasil, que chega à sua 10ª edição em 28 de novembro. A data tem o objetivo de incentivar o país a ser mais generoso e solidário, mobilizando pessoas, empresas e campanhas comunitárias para arrecadar recursos e aumentar o impacto positivo de organizações do terceiro setor.

O objetivo da campanha é fortalecer a cultura da doação no cotidiano das pessoas. Já as organizações sem fins lucrativos podem realizar ações para receber doações virtuais ou presenciais.

A expectativa é engajar milhões de pessoas no país para realizarem ações de generosidade, em uma grande onda de solidariedade. Na última edição, mais de 28 milhões de pessoas participaram das ações, promovidas em 72 cidades de todas as regiões do país, totalizando uma arrecadação de aproximadamente 4,5 milhões de reais em doações.

Em 2023, a expectativa é que a iniciativa atinja um número maior de pessoas em mais municípios brasileiros. Para isso ocorrer, diversas empresas entraram na iniciativa e realizarão ações em seus espaços, visando mobilizar sua equipe e clientes. Além disso, terá a participação de campanhas comunitárias, que no ano passado contabilizaram 72 em todo o país. Para conferir a mais próxima da sua região, acesse a página do Dia de Doar e confira endereços e cronograma.

Como surgiu o Dia de Doar
O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday.

No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela ABCR, o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação e, neste ano, conta com a parceria do Instituto Mol.

No site é possível encontrar a lista de campanhas comunitárias que já foram realizadas no país, saber como liderar uma campanha e até um modelo de projeto de lei para cidades que quiserem formalizar a celebração do Dia.

Sobre o Dia de Doar
A ABCR é a representante do #GivingTuesday no Brasil e lidera o Dia de Doar desde 2013, como parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação. Em 2022, o Dia de Doar engajou milhões de pessoas para celebrar a generosidade em diversas partes do Brasil.
Notícia