As pessoas em situação de vulnerabilidade social são as mais atingidas pela crise climática. Qual o seu papel na luta por justiça climática? Pensando nos vários efeitos das mudanças climáticas, o Climate Reality Project promove o Climate Reality Leadership Corps - Treinamento Virtual Brasil 2022, que acontece em agosto. Esse treinamento oferece a oportunidade de aprender e discutir sobre os impactos da crise do clima na sua vida, as soluções e como incluir esse assunto nas suas pautas sociais.
No Brasil, a realidade das mudanças climáticas está se tornando dolorosamente clara. Chuvas intensas afetam cidades de todas as regiões. Secas intermináveis desencadeiam incêndios florestais devastadores em todo o país e em toda a Amazônia. O aumento da temperatura tem reduzido as fontes vitais de água, o que ameaça os povos indígenas, comunidades de baixa renda e a incrível biodiversidade que depende delas. A lista continua.
O Brasil está em uma encruzilhada. Abençoado com recursos naturais extraordinários, a nação tem a escolha de se tornar líder em baixa emissão de carbono na América Latina, fazendo uma transição justa para a energia limpa e adotando o desmatamento zero, a agricultura com inteligência climática, cidades e infraestrutura resilientes. Ou pode insistir nos combustíveis fósseis e continuar usando o mesmo modelo, e observar as temperaturas aumentarem e a devastação climática continuar.
Junto com o vencedor do Prêmio Nobel da Paz e ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, e uma série de brasileiros renomados, cientistas e vozes de comunidades tradicionais, indígenas e movimentos sociais você vai obter as ferramentas necessárias para enfrentar a crise climática de frente, buscando uma transição justa para a energia limpa e adotando o desmatamento zero, a agricultura com inteligência climática, cidades e infraestrutura resilientes.
A crise climática e a justiça climática Esse cenário aprofunda aprofunda todas as desigualdades sociais e portanto é preciso que seja incorporada a todas as agendas. Desta forma, mostrar como a crise climática se intersecciona com outros tipos de opressões (racismo, machismo, xenofobia, etc) e incluir essas e outras pautas sociais dentro da agenda climática é urgente. Vamos juntos na luta por justiça climática!
Treinamento O treinamento acontece entre os dias 18 de agosto a 02 de setembro, e será composto por sessões ao vivo e sob demanda apresentadas por Al Gore e uma série de brasileiros renomados, cientistas e vozes de comunidades tradicionais, indígenas e movimentos sociais, além de discussões em pequenos grupos.