Resultados ATES Resex Alto Juruá
Em dois anos de atuação na Reserva Extrativista Alto Juruá, com o grande desafio de promover a organização social, fomento do extrativismo, produção sustentável e comercialização, envolvendo cerca de 1200 famílias, a SOS Amazônia apresenta diversos resultados muito significativos do projeto de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES), que tem o apoio financeiro do Incra e institucional do ICMBio.
Um dos principais resultados foi a adesão de 528 produtores na prática dos roçados sustentáveis, com a recuperação de 285 hectares de áreas alteradas e incorporadas ao sistema produtivo da Unidade de Produção Familiar (UPF), com uso de leguminosas (mucuna-preta / Stizolobium aterrimum e puerária / phaseoloides). Isso significa uma importante redução de desmatamento e queimadas de 285 hectares na Resex Alto Juruá.
Ao todo, são cinco séries, que serão publicadas uma por dia. São elas: Iniciativas para a redução do desmatamento e uso do fogo; Participação das Mulheres nas atividades; Organização social e políticas públicas; Mais ganhos ambientais e culturais; e Reflexões.
Nessas séries especiais, você vai ter acesso aos principais resultados* e impactos positivos ambientais, sociais, institucionais e econômicos alcançados até o momento, com acesso a depoimentos de beneficiários do projeto, além de uma reflexão sobre os obstáculos para a transição agroecológica e o resgate do extrativismo.
Após divulgadas, serão disponibilizadas no site em um único documento, formato PDF. Para iniciar, fique por dentro dos resultados referentes à redução do desmatamento e uso do fogo.
Todas as séries de resultados:
Série 1 – Iniciativas para a redução do desmatamento e uso do fogo na Resex Alto Juruá
Série 2 – Participação das mulheres nas atividades produtivas
Série 3 – Organização social e políticas públicas
Série 4 - Mais ganhos ambientais, sociais e culturais
Colaborou: Marcio Souza.