Blog SOS Amazônia

SOS Amazônia apresenta resultados do projeto ATES Resex Alto Juruá em reportagem especial

Resultados ATES Resex Alto Juruá

Em dois anos de atuação na Reserva Extrativista Alto Juruá, com o grande desafio de promover a organização social, fomento do extrativismo, produção sustentável e comercialização, envolvendo cerca de 1200 famílias, a SOS Amazônia apresenta diversos resultados muito significativos do projeto de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES), que tem o apoio financeiro do Incra e institucional do ICMBio.


Um dos principais resultados foi a adesão de 528 produtores na prática dos roçados sustentáveis, com a recuperação de 285 hectares de áreas alteradas e incorporadas ao sistema produtivo da Unidade de Produção Familiar (UPF), com uso de leguminosas (mucuna-preta / Stizolobium aterrimum  e puerária / phaseoloides). Isso significa uma importante redução de desmatamento e queimadas de 285 hectares na Resex Alto Juruá.


Ao todo, são cinco séries, que serão publicadas uma por dia. São elas: Iniciativas para a redução do desmatamento e uso do fogo; Participação das Mulheres nas atividades; Organização social e políticas públicas; Mais ganhos ambientais e culturais; e Reflexões.

Nessas séries especiais, você vai ter acesso aos principais resultados* e impactos positivos ambientais, sociais, institucionais e econômicos alcançados até o momento, com acesso a depoimentos de beneficiários do projeto, além de uma reflexão sobre os obstáculos para a transição agroecológica e o resgate do extrativismo.


Após divulgadas, serão disponibilizadas no site em um único documento, formato PDF. Para iniciar, fique por dentro dos resultados referentes à redução do desmatamento e uso do fogo.


Todas as séries de resultados:

Série 1 – Iniciativas para a redução do desmatamento e uso do fogo na Resex Alto Juruá

Série 2 – Participação das mulheres nas atividades produtivas

Série 3 – Organização social e políticas públicas

Série 4 - Mais ganhos ambientais, sociais e culturais

Série – Reflexões


Colaborou: Marcio Souza.


[*Para a sistematização dos resultados, foram usadas três formas de monitoramento e avaliação da prática ATES: a primeira consistiu nas visitas técnicas realizadas junto às unidades produtivas familiares, trimestralmente, onde uma equipe técnica multidisciplinar aplicou um formulário com perguntas sobre todas atividades propostas no planejamento, como atividades produtivas, ambientais e sociais. A segunda forma foram as oficinas de avaliações feitas anualmente com a participação das famílias das 10 comunidades polos, compostas por 72 comunidades. Nessas oficinas foi feito um processo de reflexão junto aos parceiros, uma atualização do planejamento e uma avaliação das atividades executadas e o monitoramento dos resultados alcançados. Para mensurar resultados, a equipe também utilizou o Sistema de Avaliação de Impactos de Inovações Tecnológicas Agropecuárias - Ambitec-Agro, junto a um grupo de doze beneficiários. O sistema mede Eficiência tecnológica e Qualidade ambiental na dimensão de impactos ecológicos].
Notícia