Projeto Mulheres da Borracha

Governança e Produção Sustentável
Com o objetivo de ampliar a consciência das mulheres sobre a importância de sua participação na produção de borracha, a SOS Amazônia, o Instituto de Desenvolvimento Social (IDS) e a empresa Vert realizaram oficinas e ações multiplicadoras com mulheres residentes em comunidades do Acre que fornecem látex para a Vert, empresa francesa que utiliza borracha nativa para a produção de calçados. A produção de borracha sustentável é de origem familiar, ou seja, as mulheres também estão envolvidas nas diversas etapas da cadeia produtiva, desde o corte até a comercialização.

Objetivo

Promover maior visibilidade ao papel das mulheres na cadeia de produção da borracha nativa no estado do Acre.

Principais ações

O roteiro metodológico das oficinas incluiu atividades lúdicas, dinâmicas de grupo e apresentações artísticas com o objetivo de promover a troca de experiências, despertar a autovalorização e empoderar as mulheres nos diferentes espaços de atuação em que ela ocupa, seja na família, na cooperativa, no movimento social ou na cadeia de valor da borracha.

Abrangência

A área de atuação do projeto é centrada nos locais de produção de borracha Cernambi Virgem Prensado - CVP, em quatorze municípios do Acre, envolvendo Unidades de Conservação, Assentamentos da Reforma Agrária e áreas ribeirinhas.

Parcerias

Importantes parceiras deste projeto são as cooperativas envolvidas no processo de comercialização, por meio da relação de compra da borracha realizada de forma direta com a COOPERACRE, exercendo um importante papel com cooperativas locais.

Parceiros institucionais: Cooperacre e Cooperativas Locais | ICMBIO
Secretaria Municipal de Agricultura e Floresta de Xapuri
Sindicato de Trabalhadores e TrabalhadorasRurais de Xapuri
Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Turais de Brasiléia
Associação dos Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes em Assis Brasil (Amopreab)
Associação dos Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes em Xapuri (Amoprex)
Associação dos Seringueiros e Agricultores da Reserva Extrativista do Alto Tarauacá (Asareat)

Gostou do nosso conteúdo?

Compartilhe nas suas redes sociais :)