SOS Amazônia lança campanha para arrecadar fundos contra o desmatamento e queimadas na Amazônia

As doações vão possibilitar a ação de quatro equipes no combate, monitoramento e conscientização da atividade de fogo nas Bacias do rio Juruá e rio Acre
As doações vão possibilitar a ação de quatro equipes no combate, monitoramento e conscientização da atividade de fogo nas Bacias do rio Juruá e rio Acre; aquisição de Kits de combate a queimadas para suplementar o trabalho dos brigadistas e caixas de transporte de animais silvestres afetados pela atividade de fogo; e Campanhas de conscientização contra o desmatamento e queimadas ilegais; de cuidados e procedimentos de resgate de fauna afetada.

A Organização Não Governamental, SOS Amazônia, lançou, nesta quinta-feira, 2 de julho, campanha encorajando pessoas no mundo todo, preocupadas com a situação da Amazônia, a ajudar nas ações emergenciais contra o desmatamento e queimadas.

O recurso arrecadado vai garantir a continuidade e ampliação do Projeto Brigadas Amazônia, que tem por objetivo promover ações emergenciais de combate e monitoramento de desmatamento e queimadas, bem como ações de conscientização ambiental na Amazônia.

"Este ano, além das áreas que atuamos em 2019, queremos ampliar o trabalho do Brigadas Amazônia com ações na Bacia do Rio Acre, região do estado historicamente mais desmatada, que abrange a Reserva Extrativista Chico Mendes. Para ajudar as nossas equipes a entrar em ação, lançamos uma campanha online para arrecadar doações que serão destinadas às atividades deste projeto”, destaca Álisson Maranho, diretor técnico da SOS Amazônica.

É muito fácil doar

Com plataforma bilíngue (português e inglês) e opções para doações em quatro moedas, a campanha tem a meta de arrecadar R$ 600.000,00 para três meses de trabalho nas áreas mencionadas.

“O que vivemos em 2019 continua intenso e desafiador. A Floresta Amazônica sofre ameaças graves quanto à perda de biodiversidade. O seu papel decisivo na integridade do sistema terrestre fornece um grande sinal de alerta para reforçarmos ainda mais nossa ação para alcançar desmatamento zero. Estamos na Década da Ação da Organização das Nações Unidas.”, avalia Wendeson Castro, Coordenador do Brigadas Amazônia.

Seu apoio vale muito para manter a floresta em pé.
Proteger e restaurar a vida sobre a Terra é a chave para nossa sobrevivência.

A sexta extinção das espécies

A sexta extinção em massa de espécies é uma realidade exigindo a resposta sustentável do Brasil, de forma a garantir o desmatamento zero ou, pelo menos, restituir o limite de até 3.900 km2 em consonância com a responsabilidade assumida de redução de emissões globais resultantes da perda de cobertura vegetal por desmatamento.

Wendeson lembra que proteger e restaurar a vida sobre a Terra é a chave para nossa sobrevivência, a essência do 15º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU - trabalhar para proteger, restaurar e promover o uso sustentável de ecossistemas terrestres, manejar florestas de forma sustentável, combater a desertificação, parar e reverter a degradação da terra e a perda de biodiversidade.
Em tempos de pandemia, a situação da fumaça torna-se mais grave ainda
Outra preocupação da SOS Amazônia é o perigo da fumaça gerada pelas queimadas. Ainda mais agora em tempos de pandemia, quando o problema fica ainda mais delicado, podendo aumentar ainda mais o número de pessoas com problemas respiratórios.

“Temos de ser incansáveis nesse cuidado com a Floresta, de evitar que ela seja derrubada e queimada. Além de ser cruel com a biodiversidade, as queimadas é um perigo para a saúde humana e do planeta. Se cada um fizer a sua parte, podemos gerar boas transformações. Então, convidamos a todos participar dessa Teia Amazônica em favor de todas as formas de vida” (Equipe SOS Amazônia).

Empresas podem participar

As empresas interessadas em fazer parte e lutar contra o desmatamento e queimadas, podem acessar a página da campanha e escolher a opção doações corporativas, que a equipe da SOS Amazônia entrará em contato.

Créditos

Foto destaque: Luiz Borges
Foto Arara: Acervo SOS Amazônia | André Dib
Foto Queimadas: Acervo SOS Amazônia

Gostou do nosso conteúdo?

Compartilhe nas suas redes sociais :)