SOS Amazônia realiza projeto de restauração florestal

A SOS Amazônia realiza desde setembro em parceria com a Lush Fresh Handmade Cosmetics e por meio de doações espontâneas no doe.sosamazonia.org.br (Eu protejo a Amazônia), o projeto Faça Florescer Floresta espalhando-se pelos municípios do Acre. Objetivo é promover a recuperação da cobertura do solo com a geração de benefícios ecológicos, sociais e econômicos para as comunidades locais, ajudando a diminuir a pressão sobre a floresta e a manter a biodiversidade. Dentre as ações, destacam-se a implantação de Sistemas Agroflorestais – SAFs e a restauração florestal de áreas de nascentes.

Maria Nonata Alves de Alencar e Gleiciele do Santos Teixeira, 7 anos, trabalhando juntas no reflorestamento
O "Faça Florescer Floresta" beneficia mais de 30 famílias, localizadas nos municípios de Tarauacá e Mâncio Lima, Acre (principalmente em áreas afetadas por queimadas) e Guajará, no Amazonas.
Dona Ecília – Polo Agroflorestal, município de Tarauacá – Acre
"É um projeto muito bom, está reflorestando a terra, ele está reflorestando esses igarapezinhos que teve uma época que eles secaram. Agora vai acontecer coisa boa, porque já tem muita coisa plantada. E isso é assim mesmo, muito importante esse projeto para nós", ressalta Ecília Araújo dos santos, beneficiária pelo projeto.
Dividido em quatro fases, a primeira consiste em apresentar os objetivos da iniciativa e cadastramento das famílias beneficiárias. Essas famílias possuem um perfil em comum: fazem parte de cooperativas apoiadas pela SOS Amazônia: Cooperativa Agroextrativista de Tarauacá – CAET, Cooperativa de Produtores de Polpa de Frutos Nativos de Mâncio Lima – Coopfrutos e Cooperativa dos Produtores de Agricultura Familiar e Economia Solidária de Nova Cintra – Coopercintra, com os comunitários de Guajará-AM, possuem áreas degradadas como exigido pelo projeto e tem o compromisso com a manutenção das atividades do Faça Florescer Floresta.

"A importância desse projeta é grande, principalmente pela inovação da renda, principalmente para ele e também para manter a floresta em pé. Antigamente aqui no polo só era campo, hoje em dia que olha, não imagina como ele foi um dia, justamente por conta desse projeto que está sendo implantado, já é possível ver a floresta surgindo" afirma, Maria do Socorro, presidente da Cooperativa CAET.
Ecilia Araújo dos santos e Antônio de Souza Nascimento auxiliando na plantação de mudas no Polo Agroflorestal em Tarauacá
Na segunda, são promovidas oficinas de produção de mudas em viveiro comunitário e em individual, envolvendo os 33 beneficiários. Enquanto na terceira fase acontece a implantação dos SAFs, priorizando a manutenção dos plantios, com as visitas técnicas de acompanhamento de todo o processo. E por fim, a quarta fase garante assessoria na implantação das 33 unidades, com Georreferenciamento das áreas manejadas.

De acordo com Francisca de Souza Lima, consultora ambiental da SOS Amazônia, o projeto busca "a recuperação do solo e nascentes gerando renda familiar com incrementos de espécies de valor econômico, alimentar e ecológico".
Equipe SOS Amazônia junto aos comunitários beneficiários pelo projeto Faça Florescer Floresta

Por Khelven Castro

Publicado em 02/12/2019

Gostou do nosso conteúdo?

Compartilhe nas suas redes sociais :)