Brasil se mobiliza para mais uma edição do Dia de Doar

Ação promove um país mais solidário, engajando as pessoas a praticar o ato de doar

Neste ano, o Dia de Doar ocorre na terça-feira, (3) de dezembro. A primeira edição iniciou nos Estados Unidos em 2012 com o nome "GivingTuesday", que significa "terça-feira da doação". No Brasil, a prática foi adotada um ano depois, em 2013. E tem como objetivo, promover a cultura de doação e solidariedade no Brasil.

A SOS Amazônia participa este ano com o projeto "Faça florescer Floresta", que consiste em fazer restauração florestal na Amazônia, conservando áreas de nascentes e gerando renda para as comunidades amazônicas. O Brasil, atualmente, vive de uma política econômica com grandes prejuízos ambientais, onde tem elevado cada vez mais os índices de queimadas e desmatamento, trazendo efeitos negativos para o solo, a qualidade dos rios e a conservação da biodiversidade.

Você pode ajudar a mudar essa realidade por meio da sua doação. Abrace a causa você também! Junte-se a nós doando para "Faça Florescer Floresta". O recurso arrecadado será destinado a produção de mudas e plantio em áreas degradadas.

Com o uso da hashtag #diadedoar compartilhadas nas mídias digitais você torna público sua doação e engaja mais pessoas para o movimento.

Para doar basta acessar Faça Florescer Floresta.
Vídeo oficial do Dia de Doar.

Sobre a SOS Amazônia

Na década de 1980 houve um grande incentivo ao desmatamento na Amazônia e grandes áreas de florestas foram substituídas por pastagens. Naquela época, o movimento dos seringueiros unia forças para empatar a devastação da Amazônia. O cenário exigia muito apoio e dedicação à luta dos seringueiros para proteger a floresta. Movidos pela resistência dos guardiões da floresta, dia 30 de setembro de 1988, na cidade de Rio Branco, no Acre, professores, estudantes universitários e representantes do movimento social, incluindo o ativista e seringueiro Chico Mendes, criaram a SOS Amazônia, que passou a promover essa causa, tendo como objetivo principal proteger a Floresta Amazônica, apoiando as populações tradicionais.

Queremos proteger a Floresta Amazônica, apoiando as populações tradicionais.

Atuação

A instituição atua no estado do Acre e Amazonas, além de áreas fronteiriças, com a participação de, aproximadamente, 5 mil famílias, por meio de oito iniciativas. Essa área de atuação se dá, principalmente, em Unidades de Conservação, a exemplo do Parque Nacional da Serra do Divisor e da Reserva Extrativista Alto Juruá, atribuindo à SOS Amazônia um extenso e importante histórico de iniciativas para manutenção das florestas e melhores condições de vida aos povos que nelas habitam. Entre os projetos está o «Valores da Amazônia», que busca estruturar, fortalecer e integrar as cadeias de produtos florestais não madeireiros (borracha nativa, óleos vegetais e cacau silvestre) – uma iniciativa que promove a geração de renda e mantém a floresta em pé (apoio: Fundo Amazônia); e o «Quelônios do Juruá: Eu protejo», que tem por objetivo garantir a conservação das espécies de tartarugas, tracajás e iaçás na região do Vale do Juruá.

Por Khelven Castro

Publicado em 02/12/2019

Gostou do nosso conteúdo?

Compartilhe nas suas redes sociais :)