Projeto Amuralha

Gênero, produção sustentável e empreendorismo
A Amuralha é uma Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais Unidas por Liberdade, Humanidade e Amor - criada em 2005 e liderada por mulheres e está localizada no Projeto de Assentamento Nova Cintra, no município de Rodrigues Alves, Acre. A Amuralha foi criada como forma de fortalecer as atividades desenvolvidas pelas mulheres da comunidade para enfrentar as ameaças recorrentes.

Inicialmente, trabalhou com alternativas para complemento da renda, com cursos de crochê, corte e costura e artesanato. Em 2015, a SOS Amazônia iniciou uma parceria com a Amuralha, com objetivo de fortalecer a Associação de Mulheres, promover a inclusão socioprodutiva e de gênero na cadeia de negócios florestais. Até 2019, por meio do projeto Valores da Amazônia, a Amuralha recebeu investimentos para a instalação de uma fábrica de sabonetes naturais. Também recebeu capacitações para o fortalecimento da organização social e gestão da Associação. A fábrica de sabonetes naturais foi finalizada no final do ano de 2018, período em que foram adquiridos os equipamentos e maquinários necessários para a produção.

Também foi realizada uma assessoria constante para o processo de licenciamento do empreendimento junto à ANVISA para viabilizar a comercialização do produto; elaboração de Planos Operacionais de Produção e treinamento das mulheres; formulação de seis tipos de sabonetes que utilizam ingredientes de origem florestal (como óleos e essências vegetais amazônicas); e elaboração de um plano de negócios (Apoio até 2019 - Fundo Amazônia). Para saber mais acesse (https://sosamazonia.org.br/valoresdamazonia/ e vídeo do projeto no canal da SOS Amazônia / Youtube.

Objetivo

Fortalecer a Associação de Mulheres e promover a inclusão socioprodutiva e de gênero na cadeia de negócios florestais

Resultados esperados

i. Inserção social e produtiva do grupo liderado por mulheres em atividade econômica com potencial de geração de renda e melhoria da qualidade de vida na comunidade;
ii. Empoderamento do grupo de mulheres na liderança de um negócio de base sustentável na região Amazônica;
iii. Aperfeiçoamento do produto e do processo de produção, com revisão e aplicação das boas práticas de fabricação;
iv. Primeira fase de funcionamento do empreendimento social e comunitário;
v. Inserção do produto no mercado local e nacional por meio de parcerias comerciais estabelecidas.

Abrangência

A área de atuação do projeto é centrada no município de Rodrigues Alves, comunidade Nova Cintra - Acre.

Parceria atual

Apoio financeiro atual: Fondation Christophe & Rodolphe Mérieux

Gostou do nosso conteúdo?

Compartilhe nas suas redes sociais :)