Blog SOS Amazônia

SOS Amazônia 33 anos

Nas décadas de 1970 e 1980, surgiram os primeiros movimentos em defesa da floresta, contra as queimadas e o desmatamento desenfreado, consequências da substituição da floresta por áreas de pastagens. Nesse contexto, o líder seringueiro Chico Mendes deu um passo importante para oferecer resistência à degradação ambiental e sua atuação inspira pessoas ao redor do mundo a lutarem pela causa ambiental.

Hoje, a SOS Amazônia enfrenta um cenário parecido com o da década de 1980. O modelo de desenvolvimento baseado na exploração dos recursos naturais ameaça a manutenção da floresta em pé e coloca nossa vida em risco. São 33 anos de esforço contínuo pela preservação da Floresta Amazônica, motivados pelo ideal de Chico Mendes de manter a floresta conservada com geração de renda para as populações tradicionais.

Chegamos aos 33 anos por acreditar nesse ideal, em busca de uma economia sustentável. Aprender com as comunidades tradicionais e os povos originários é um fator crucial para manter nosso propósito, respeitando toda e qualquer forma de vida.



O que fazemos

Com o passar dos anos, nossos projetos ampliaram e, juntos, pensamos em iniciativas para promover o desenvolvimento alinhado a três objetivos estratégicos: Negócios Florestais Sustentáveis; Mudanças climáticas e restauração da paisagem florestal;Política, governança e proteção da paisagem verde.

Projetos atuais

1. Nossabio – Territórios conservados
O projeto Nossabio - Territórios Conservados - promove a consolidação de Unidades de Conservação no Acre e Rondônia, com foco no fortalecimento da governança de cada unidade e no incremento da produção sustentável. O Nossabio faz parte do Legado Integrado da Região Amazônica (Lira), do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com o apoio financeiro do Fundo Amazônia e da Fundação Gordon e Betty Moore.

Cerca de 315 famílias são contempladas em cinco Unidades de Conservação (UCs): Reserva Extrativista Chico Mendes, Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema, Floresta Nacional de São Francisco, Florestal Nacional do Macauã (no Acre) e Parque Estadual de Guajará-Mirim (em Rondônia). A SOS Amazônia é responsável pela gestão operacional do projeto em estreita ligação com organizações sociais, cooperativas e associações extrativistas de cada uma das unidades.

2. Harpia - Observatório de Políticas Socioambientais do Acre
O Observatório de Políticas Públicas tem por objetivo fortalecer o programa institucional de ‘Política, Governança e Proteção da Paisagem Verde na Amazônia’, definindo processos para priorizar políticas a serem monitoradas e receber foco, e melhorando suas estratégias para o monitoramento da política ambiental no estado do Acre. Conta com apoio financeiro do Instituto Floresta e Clima (ICS).

4. Faça Florescer Floresta
Promove a recuperação da cobertura do solo com a geração de benefícios ecológicos, sociais e econômicos para as comunidades, ajudando a diminuir a pressão sobre a floresta e a manter a biodiversidade. Este projeto faz parte do programa ‘Mudanças Climáticas e Restauração da Paisagem Florestal’ e conta com a parceria One Tree Planted e de doações espontâneas no site doe.sosamazonia.org.br (Eu protejo a Amazônia).

5. Brigadas Amazônia
O projeto prioriza ações emergenciais de monitoramento e combate de desmatamento e queimadas, bem como ações de conscientização ambiental na Amazônia.

Vídeo institucional 

Em comemoração ao aniversário de 33 anos, a SOS Amazônia lança vídeo institucional que percorre sua trajetória de atuação em defesa da consciência ambiental e do potencial da floresta em pé 



Notícia