Blog SOS Amazônia

SOS Amazônia realiza oficina de escalada e boas práticas de manejo de açaí

Foto: Thayna Souza | Texto: Bleno Caleb

Três Núcleos de Base da Reserva Extrativista Chico Mendes receberam equipe do projeto Nossabio para a realização de oficina de boas práticas de manejo e escalada de açaí, entre os dias 22 e 24 de abril. Participaram da capacitação cerca de 50 extrativistas das comunidades Cajá de Cima (município de Brasileia), Porvir e Porongaba (município de Epitaciolândia).

A oficina abordou conteúdo teórico e prático, com técnicas de escalada e retirada dos cachos de açaí. “Durante a parte teórica, discutimos as boas práticas de colheita do açaí e manejo dos frutos, como a debulha, o pré-armazenamento e transporte. Na parte prática, trabalhamos a escalada do açaizeiro com medidas de segurança e utilização do kit de escalada e também a identificação do fruto para a coleta, debulha e transporte”, conta Thayna Souza, técnica de projetos da SOS Amazônia.

Na Resex Chico Mendes, 50 famílias são beneficiárias do Projeto Nossabio em ações ligadas à cadeia de valor do açaí nativo. Cada família recebeu um kit de escalada, composto por um par de garras com correia, cinto de segurança, talabarte, 30 metros de corda, mosquetão, terçado e dez sacos de fibra. O kit contém o material necessário para escalar o açaizeiro dentro das normas de segurança.

Durante a capacitação, os extrativistas puderam tirar dúvidas sobre a logística de escoamento da produção, desde a comunidade até a agroindústria. “A empresa Árvores para o Planeta, parceira na execução do projeto, irá absorver toda a produção da região”, complementa Thayna Souza.

Extrativistas receberam kit de segurança para escalada em açaizeiro. Foto: Thayna Souza

Projeto Nossabio
O Projeto Nossabio, realizado pela SOS Amazônia, foi aprovado em dezembro de 2019, por meio do Legado Integrado da Região Amazônica (Lira), programa brasileiro de conservação idealizado pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com recursos do Fundo Amazônia e da Fundação Gordon e Betty Moore. O programa foi concebido para aumentar a efetividade de gestão das áreas protegidas da Amazônia, como Unidades de Conservação e Terras Indígenas, bem como estruturar cadeias de valor a partir de produtos da sociobiodiversidade.

Cerca de 315 famílias são contempladas em cinco Unidades de Conservação (UCs): Reserva Extrativista Chico Mendes, Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema, Floresta Nacional de São Francisco, Florestal Nacional do Macauã (no Acre) e Parque Estadual de Guajará-Mirim (em Rondônia). A SOS Amazônia é responsável pela gestão operacional do projeto em estreita ligação com organizações sociais, cooperativas e associações extrativistas de cada uma das unidades.

Oficina abordou aspectos relacionados ao manejo do açaí, desde a colheita até o transporte. Foto: Thayna Souza
Notícia