Alagação afeta 70% do município de Jordão, no interior do Acre
Fenômeno de alagação afetou 70% do município de Jordão, no interior Acre, e deixou cerca de 400 famílias desabrigadas.
A medição do rio registra que, das 22h de domingo (20) até às 00h08 da madrugada de segunda-feira (21), o nível das águas subiu 23 centímetros.
A régua de referência está localizada em uma das residências da Avenida Francisco Dias, uma das principais ruas do município.
A medição de meio-dia, desta segunda-feira, aponta que o rio dá sinais de vazante, com 30 centímetros a menos na régua de referência.
Defesa Civil do Acre e Corpo de Bombeiros oferecem assistência e socorro aos desabrigados. Por medida de segurança, a Energisa suspendeu o fornecimento de energia elétrica.
Campanhas Para oferecer maior assistência aos desabrigados e dar celeridade ao atendimento às famílias, a Secretaria de Meio Ambiente do município, em parceria com a Defesa Civil, lançaram a campanha "SOS Jordão". As doações podem ser feitas através da chave Pix: sosjordao2022@hotmail.com (e-mail).
Já os indígenas da etnia Huni Kuin lançaram a campanha “SOS Povo Huni Kuin”, que busca arrecadar recursos para adquirir alimentos e produtos de higiene. As famílias estão desabrigadas, sem acesso à água potável e sem alimentos. Contribua através da chave Pix 038.410.272-70 (CPF), em nome de Edilene Pinheiro Sales Kaxinawá.
Confira as imagens cedidas por moradores e Prefeitura de Jordão: