Blog SOS Amazônia

No dia da mentira, confira cinco informações falsas sobre a Amazônia

Mentiras e fake news sobre o meio ambiente e o processo de mudanças climáticas trazem desinformação, desviam a nossa atenção, fortalecem o senso comum e prejudicam a compreensão das pessoas sobre temas importantes da atualidade, além de comprometer a credibilidade da pesquisa científica.

Confira a seguir cinco informações falsas relacionadas ao meio ambiente:

Mentira 1 - A floresta amazônica é o pulmão do mundo

Verdade: Na verdade, a maior parte do oxigênio que respiramos é produzida pelos oceanos, através do fitoplâncton marinho. Além disso, a própria Amazônia consome grande parte do oxigênio que produz através da respiração das plantas e da decomposição orgânica. A Amazônia é fundamental, mas não é o único recurso de oxigênio do planeta.

Mentira 2 - As queimadas na floresta amazônica são causadas pelos povos indígenas e populações locais

Verdade: Na verdade, os povos indígenas e populações que vivem na floresta utilizam práticas tradicionais de manejo da terra e o uso controlado do fogo é uma delas, mas não é o responsável pelos grandes incêndios. As queimadas massivas são geralmente resultado de atividades ilegais, como desmatamento e a abertura de novas áreas para expandir as atividades agropecuárias.

Mentira 3 – O processo de mudança climática não afeta a Amazônia

Verdade: A ciência é clara: as mudanças climáticas são reais e já estão acontecendo em todo o planeta. Os dados e evidências mostram claramente que as atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento, estão contribuindo para o aumento da temperatura global. Na Amazônia, os eventos extremos de seca e transbordamento dos rios são sinais da crise climática.

Mentira 4 - A Amazônia é fonte inesgotável de recursos naturais

Verdade: Embora a Amazônia seja rica em recursos naturais, ela não é infinita. A exploração desenfreada de seus recursos, como a derrubada de árvores, tem consequências devastadoras para a biodiversidade, os ecossistemas e o clima global.

Mentira 5 - A conservação da Amazônia afeta o desenvolvimento econômico do país

Verdade: Na verdade, a preservação da Amazônia é essencial para o desenvolvimento sustentável a longo prazo. A floresta fornece serviços ecossistêmicos vitais, como a regulação do clima e a manutenção da biodiversidade, que são fundamentais para a economia e o bem-estar humano. Investir em práticas de desenvolvimento sustentável na região pode trazer benefícios econômicos, sociais e ambientais duradouros.

A SOS Amazônia é uma ONG que atua há 36 anos pela conservação da biodiversidade e o crescimento da consciência ambiental na Amazônia. Ao se associar, você contribui com a nossa missão e nos ajuda a proteger a floresta e os modos de vida tradicionais. Sua contribuição faz a diferença. Junte-se a nós!

Somos Amazônia 🌳

👉🏽 Associe-se 👈🏽

Notícia