Angélica Mendes, neta de Chico Mendes, conta sobre o projeto: “A gente sabe que o momento é de urgência tanto ambiental quanto sanitária e essa revolução não acontecerá agora, mas que já é preciso começar a falar sobre ela. Queremos reiterar o compromisso com um mundo melhor, uma revolução para lutar pelo o meio ambiente e os direitos humanos. A união de jovens, artistas ambientais”, afirma.
O festival acontece domingo, 6 de setembro, em homenagem ao dia em que a carta foi escrita, 6 de setembro de 1988, tempos antes do assassinato de Chico Mendes. O evento inicia as 16 horas, horário de Brasília e contará um pouco da história do ativista ambiental, sobre a carta deixada por ele e vai promover o encontro que visa aproximar e fortalecer esse grupo de jovens ativista que vem surgindo nesse período.
Para encerrar o evento, terá festa, uma revolução bailada que acontece virtualmente por meio da plataforma digital twitch e conta com cinco Dj’s confirmados: Gerra G, Reple, Xaxi, Kika Deeke e Spaniol.
A carta
Segue abaixo o texto da carta: "Atenção jovem do futuro - 6 de setembro do ano de 2120, aniversário ou primeiro centenário da revolução socialista mundial, que unificou todos os povos do planeta num só ideal e num só pensamento de unidade socialista, e que pôs fim a todos os inimigos da nova sociedade. Aqui ficam somente a lembrança de um triste passado de dor, sofrimento e morte. Desculpem. Eu estava sonhando quando escrevi estes acontecimentos que eu mesmo não verei. Mas tenho o prazer de ter sonhado".(Chico Mendes)
Para participar, basta acessar o link e se inscrever: jovens do futuro