Blog SOS Amazônia

Relatório de Atividades 2019 | SOS Amazônia

O que vivemos em 2019 foi intenso e desafiador - um ano atípico para o meio ambiente. Em meio a incêndios florestais em toda a Amazônia, o mundo todo ouviu o chamado dos Povos da Floresta. A Floresta Amazônia sofreu ameaças graves à biodiversidade e à integridade do sistema terrestre, dando um grande sinal de alerta para que reforçamos ainda mais nossa atuação.

A perda de 9.762 km² de floresta, em 2019, consiste na maior variação entre um ano e outro desde 1995. O índice de desmatamento e queimadas aumentou consideravelmente em relação a 2018. A Amazônia perdeu uma área de 9.762 km², o que corresponde a 1,4 milhões de campos de futebol ou uma área maior que 6 vezes a cidade de São Paulo, que teve a tarde do dia 19 de agosto escurecida devido à grande quantidade de biomassa queimada na Amazônia e Cerrado.

Nossa luta é incansável. Apesar das conquistas na área ambiental ao longo dessas três décadas, nos deparamos agora com fatos muito semelhantes da época que aconteceram os Empates*, quando apenas 3% da Amazônia era protegida. Os povos da floresta continuam sendo perseguidos e a Floresta Amazônica Brasileira, com 28,6% do seu território protegido, continua sofrendo várias intervenções humanas, sobretudo para a ocupação da pecuária extensiva, em nome de um desenvolvimento que não zela pelas questões ambientais. Por consequência, cada vez mais toda a vida do planeta vem sentindo as consequências do impacto da humanidade sobre o ambiente.

Agora, mais do que nunca, precisamos intensificar nossas ações e continuar avançando com a nossa jornada de proteção da Amazônia e apoio aos povos tradicionais. Por isso, ampliamos nossas iniciativas de conservação da biodiversidade. Além das ações do projeto Valores da Amazônia (apoiado pelo Fundo Amazônia), que foi pensado para gerar renda para as comunidades e manter a floresta em pé, por meio do fortalecimento dos produtos florestais não madeireiros, em 2019 promovemos:

  • Ações de monitoramento, combate e conscientização da atividade de fogo, em três municípios do Acre: Marechal Thaumaturgo (na Reserva Extrativista Alto Juruá, bacia do rio Juruá), Feijó e Tarauacá, ao longo da BR 364, abrangendo os rios Envira e Tarauacá, com o projeto “Brigadas Amazônia”.

  • Recuperação da cobertura do solo com a geração de benefícios ecológicos, sociais e econômicos para as comunidades locais, ajudando a diminuir a pressão sobre a floresta e a manter a biodiversidade.

  • Produzindo Borracha, Conservando Floresta, que tem por finalidade ampliar a produção de borracha nativa, gerando trabalho e renda para famílias extrativistas na região do Vale do Juruá, Tarauacá/Envira e Purus no Acre, principalmente em áreas de difícil acesso e com alta vulnerabilidade social.

Neste relatório você tem acesso aos resultados impactos das nossas ações realizadas em 2019. Agradecemos o apoio de nossos parceiros, colaboradores, doadores e voluntários e de todas as pessoas que querem o bem da Amazônia, somos gratos por estarem conosco nessa luta, nesse cenário muito delicado, de ataque às políticas ambientais, em que o Brasil vive.

Agradecemos também o time da SOS Amazônia que tem sido um alicerce muito importante para continuarmos nossa luta. Nosso foco foi e sempre será a proteção da diversidade biológica, mostrar que a humanidade e natureza podem viver em harmonia.

Acesse o nosso Relatório de Atividades e fique por dentro das nossas ações em 2019.

Um forte Abraço,

Miguel Scarcello
(Diretor Executivo da SOS Amazônia)
Notícia Transparência