A live será transmitida no dia 12 de março, às 15h (horário do Acre), e será conduzida por Bruna Lima, analista de Políticas Públicas e Advocacy da SOS Amazônia. A convidada especial é Ângela Mendes, militante socioambiental e coordenadora do Comitê Chico Mendes. Ângela é filha do líder seringueiro Chico Mendes e carrega a bandeira do pai em defesa da conservação ambiental.
A Resex Chico Mendes é um grande legado da luta de homens e mulheres que fizeram empates, nas décadas de 1970 e 1980, para conter o avanço do agronegócio sobre a floresta, o que colocava em risco a conservação dos recursos naturais e o modo de vida de inúmeras famílias que dependiam unicamente da floresta. Criada em 12 de março de 1990, a Resex Chico Mendes atravessou inúmeros desafios no decorrer desses 31 anos e sua conservação ainda está ameaçada.
Dados do Sistema Deter apontam que, desde agosto de 2020, a Resex perdeu 31,8 km² de cobertura florestal e lidera o ranking de desmatamento em Áreas Protegidas na Amazônia Legal, ao lado da Floresta Nacional do Jamanxim e da Área de Proteção Ambiental do Tapajós, ambas no Pará. O desmatamento e outros temas relevantes sobre a Resex estarão em pauta durante a live. Participe!