Soul Amazônia: campanha conecta pessoas em defesa da floresta
Em 2024, a Amazônia perdeu 3,3 milhões de hectares de floresta com a prática ilegal de queimadas. Para oferecer resistência à destruição da natureza e fortalecer sua atuação institucional, a SOS Amazônia, ONG de conservação ambiental que atua há 36 anos em defesa do meio ambiente, lançou a campanha Soul Amazônia, com a proposta de conectar pessoas que querem gerar um impacto positivo na floresta.
O objetivo da campanha é fortalecer as atividades de manutenção da floresta em pé e recuperação de áreas degradadas, promovendo a conservação da biodiversidade e a valorização de comunidades tradicionais. A plataforma Soul Amazônia apresenta quatro planos de doação, que variam entre 25 e 150 reais, e incluem o plantio de uma árvore em uma área de pastagem, que está em processo de restauração com o plantio de agrofloresta.
A campanha teve início no Dia da Amazônia, celebrado em 5 de setembro, e desde então tem ganhado visibilidade nas redes sociais com o apoio de artistas e personalidades ligadas à pauta ambiental, como as cantoras Zenaide Parteira e Patrícia Bastos, os ativistas Sergio Marone e Rogério Fernandes, e as atrizes Giovanna Antonelli, Bruna Linzmeyer, Carolina Kasting e Malu Mader.
“Quando você apoia a SOS Amazônia, o seu gesto se transforma em cuidado com a natureza e você ainda planta uma árvore em uma área de pastagem, que vai ser monitorada pela equipe até se tornar uma agrofloresta. Já imaginou que lindo proporcionar esse impacto?”, destaca a atriz Malu Mader em vídeo de divulgação da campanha.
Somente no mês de setembro, a Amazônia Legal registrou 61.029 focos de queimadas, a maior taxa para o mês nos últimos 14 anos. O pico anterior foi em setembro de 2010, com 77.294 focos, de acordo com os dados do Programa Queimadas do Inpe. Manter a floresta em pé e recuperar as áreas degradadas são atitudes urgentes diante da crise climática em curso no planeta.