Blog SOS Amazônia

Consultoria assistente de pesquisa para apoio ao desenvolvimento do SOMUC no Acre

Fonte: Ipam Amazônia

Termo de Referência: 78.2021.85301 (Revisado setembro 2021)

Este Termo de Referência revisa o original publicado em agosto de 2021, reduzindo o escopo do trabalho e as responsabilidades demandadas da pessoa que realizará a consultoria.
Prorrogação do prazo para recebimento de propostas até 24 de setembro de 2021.

OBJETO: O IPAM busca contratar assistente de pesquisa, por meio de contrato pessoa jurídica, para apoiar o desenvolvimento dos protocolos e ferramentas de atualização descentralizada e uso da plataforma SOMUC (Sistema de Observação e Monitoramento de Unidades de Conservação) por meio de desenho colaborativo com a SOS Amazônia, outros parceiros do Projeto NossaBio e organizações comunitárias em quatro UCs federais do Acre (RESEX Chico Mendes, RESEX Cazumbá-Iracema, FLONA do Macauã e FLONA de São Francisco).
Contratação de profissional para consultoria pessoa jurídica.

PROJETO: PROJETO NOSSA BIO, liderado pela SOS Amazônia, no âmbito do Projeto LIRA, gerido pelo IPÊ e financiado pelo Fundo Amazônia.

COMPONENTE 4 – Índices de vulnerabilidade (antrópica e climática) e oportunidade (governança e econômico) do SOMUC atualizados para as Unidades de Conservação do projeto. ATIVIDADES: 1, 2, 4 a 8.

COMPONENTE 13 – Protocolos e aplicativo de coleta descentralizada de dados sobre produção e comercialização de produtos da sociobiodiversidade e agricultura familiar e das redes de governança das UCs desenvolvidos. ATIVIDADES 3 a 6.

INTRODUÇÃO:
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) é uma organização ambiental não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1995. O IPAM tem a missão de promover ciência, educação e inovação para uma Amazônia ambientalmente saudável, economicamente próspera e socialmente justa.

SOMUC (Sistema de Observação e Monitoramento de Unidades de Conservação) foi iniciado em 2016 com o objetivo de disponibilizar em uma plataforma pública (somuc.org.br) dados, análises e indicadores geoespacializados para 212 unidades de conservação (UCs) federais e estaduais (no caso do Acre, Amazonas, Mato Grosso e Pará) na Amazônia Legal, organizados em quatro índices, sendo dois de vulnerabilidade – Vulnerabilidade Climática e Ameaças Antrópicas, produzidos por meio de ferramentas de geoprocessamento – e dois de oportunidades – Capacidade de Governança & Potencial de Desenvolvimento Econômico. O objetivo da plataforma é subsidiar gestores, beneficiários e suas organizações, bem como outras organizações que apoiam o planejamento, implementação e monitoramento de ações junto a UCs.

O SOMUC é uma iniciativa do IPAM e foi desenvolvido com a parceria do ICMBio (Sede, Coordenações Regionais e gestores de UCs); dos órgãos estaduais de meio ambiente responsáveis pela gestão de UCs do Acre, Amazonas, Mato Grosso e Pará; de ONGs socioambientais e dos movimentos sociais CNS e CONFREM atuantes nas UCs da Amazônia Legal. Conta com duas instâncias de gestão colaborativa: o Comitê SOMUC, instância consultiva composta por representantes do ICMBio, das quatro OEMAs, duas ONGs (uma sendo o IPAM), CNS e CONFREM; e a Rede SOMUC, composta por todas as instituições e pessoas que participaram da construção do SOMUC.

O IPAM entrou como parceiro aglutinado da SOS Amazônia no Projeto NossaBio, apoiado pela iniciativa Projeto LIRA, gerido pelo IPÊ, com o objetivo de desenvolver e implementar as ferramentas de atualização descentralizada dos dados de governança e desenvolvimento econômico do SOMUC, colaborativamente com a SOS Amazônia e os parceiros do Projeto. Desta forma, o Projeto NossaBio estará criando as ferramentas e protocolos necessários para que os índices de oportunidades do SOMUC possam ser atualizados periodicamente e de forma descentralizada pelas redes de governança das UCs no restante do estado do Acre e demais estados da Amazônia Legal.

PROJETO NOSSABIO
O projeto NOSSABIO – Territórios Conservados foi construído para atuação no contexto de um grupo de cinco UCs federais que têm em comum: fragilidade na governança do território; baixo investimento em atividades produtivas sustentáveis; ameaças de atividades incompatíveis com os objetivos das Cs; fraca conexão das UCs com a dinâmica política e dos planos de desenvolvimento municipais; pouco conhecimento organizado sobre o potencial de ecoturismo e da produção florestal nos territórios e sobre a comercialização do que é produzido atualmente; assistência técnica intermitente e pouco conectada com os objetivos de manutenção dos territórios.

A atuação do projeto é centrada na Reserva Extrativista Chico Mendes, Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema, Floresta Nacional de São Francisco, Florestal Nacional do Macauã (todas no Acre) e no Parque Estadual de Guajará-Mirim (localizado em Rondônia). Envolve os municípios acreanos de Assis Brasil, Brasileia, Xapuri e Sena Madureira; e em Rondônia, os municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré.

No formato aglutinadora-aglutinada, o projeto tem a SOS AMAZÔNIA, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público fundada em 1988 que tem como missão promover a conservação da biodiversidade e o crescimento da consciência ambiental na Amazônia. O projeto envolve diretamente 06 organizações representativas das Unidades de Conservação e 17 parceiros institucionais, entre os quais o IPAM participa como organização aglutinada.

O projeto pretende beneficiar diretamente pelo menos 315 famílias e 1.455 pessoas. Com duração de 30 meses, o objetivo do NOSSABIO é implementar ações que promovam a efetividade de gestão em UCs nos Estados do Acre e Rondônia. Especificamente o projeto tem o objetivo de estruturar e/ou fortalecer cinco cadeias de valor da sociobiodiversidade nos territórios, sendo elas o cacau nativo, borracha CVP, açaí, artefatos de madeira e ecoturismo; e fortalecer a governança do território e gestão das organizações aglutinadas representativas dos moradores das Unidades de Conservação de Uso Sustentável abrangidas pelo projeto.

OBJETIVO DA CONTRATAÇÃO:
Este termo de referência visa contratar assistente de pesquisa no âmbito das atividades executadas pelo IPAM, por meio de contrato pessoa jurídica, para apoiar localmente no Acre a Coordenação do SOMUC no desenvolvimento dos protocolos e ferramentas de atualização descentralizada e uso da plataforma SOMUC (Sistema de Observação e Monitoramento de Unidades de Conservação) em desenho colaborativo com a SOS Amazônia, parceiros do Projeto NossaBio e organizações comunitárias em quatro UCs federais do Acre: RESEX Chico Mendes, RESEX Cazumbá-Iracema, FLONA do Macauã e FLONA de São Francisco.

ATIVIDADES:
Atividades técnicas:
O projeto contempla o desenvolvimento de protocolos para duas ferramentas digitais, com sobreposição parcial no desenvolvimento, iniciando na seguinte ordem:
i. Protocolo de atualização descentralizada dos dados dos índices de oportunidade, quais sejam, Capacidade de Governança (incluindo a atualização da rede de governança por UC) e Potencial de Desenvolvimento Econômico (exceto dados de produção e comercialização);
ii. Protocolo de coleta de dados de produção e comercialização da sociobiodiversidade e agricultura familiar nas UCs.

1) Realizar mapeamento e caracterização institucional de organizações com atuação relevante à implementação do SOMUC do Projeto NossaBio, incluindo:

2) Apoiar a Coordenação do SOMUC no engajamento dos atores locais para o uso e atualização do SOMUC, incluindo:
a) Laboração de apresentações adaptadas aos públicos chave, conforme indicado pelo mapeamento institucional, mas especialmente às organizações das RESEX;
b) Divulgação do SOMUC junto aos parceiros do Projeto NossaBio e outros atores estratégicos no Acre;
c) Apoio à formação de Grupo de Trabalho para o desenvolvimento dos protocolos e ferramentas de atualização descentralizada dos índices de oportunidade do SOMUC e de coleta de dados de produção e comercialização de produtos da sociobiodiversidade e agricultura familiar nas UCs;
d) Facilitação do processo de co-criação de objetivos e usos dos conteúdos e ferramentas do SOMUC que agreguem valor às organizações locais atuantes em UCs, especialmente organizações extrativistas (associações e cooperativas).

3) Apoiar a Coordenação do SOMUC do desenho colaborativo e implementação dos protocolos e ferramentas de coleta de dados, incluindo:
a) Engajamento e animação do Grupo de Trabalho para co-desenho dos protocolos e ferramentas;
b) Treinamento no uso das ferramentas e implementação dos protocolos;
c) Realização de testes e ajustes dos protocolos e ferramentas;
d) Coleta de dados junto às quatro UCs, conforme protocolos;
e) Verificação da qualidade e correção dos dados;
f) Validação dos resultados junto aos participantes.

4) Colaborar com a equipe de comunicação do IPAM na produção de vídeos tutoriais para o uso de ambas as ferramentas, engajando a participação de pessoas das organizações locais que participaram do processo de co-desenho e coleta de dados.

5) Elaborar apresentações em PowerPoint para a verdão final de cada um dos protocolos de coleta de dados.

6) Realizar o registro e monitoramento do processo e resultados da iniciativa SOMUC no Projeto NossaBio, incluindo:
a)     Registro de organizações participantes;
b)     Lista de presença (para eventos e reuniões) ou registro (para outros tipos de interação) de participantes, com identificação de nome, organização/comunidade, gênero e idade. Em listas de presença, coletar ainda documento de identidade e assinatura.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:
Os trabalhos deverão ser realizados ao longo de 10 meses, de outubro de 2021 a julho de 2022:

PRODUTOS:
Todos os produtos deverão ser acompanhados de breve relato de atividades realizadas.
Produto 1 – Relatório de atividades do mês 1 do contrato, incluindo Atividades 1, 6 e 7.
Produto 2 – Relatório de atividades dos meses 2 e 3 do contrato, incluindo as atividades 2, 6 e 7.
Produto 3 – Relatório de atividades dos meses 4 e 5 do contrato, incluindo Atividade 3, 6 e 7.
Produto 4 – Relatório de atividades dos meses 6 e 7 do contrato, incluindo Atividade 3, 6 e 7.
Produto 5 – Relatório de atividades dos meses 8 e 9 do contrato, incluindo Atividade 3, 4, 6 e 7.
Produto 6 – Relatório de atividades do mês 10 do contrato, incluindo Atividade 4, 5, 6 e 7.

PRAZOS E PAGAMENTOS:
Os trabalhos deverão ser realizados no prazo de 10 meses após a assinatura do contrato, seguindo o cronograma abaixo:

PRODUTOS
Produto 1 – Prazo: 1 mês após assinatura do contrato – Valor: 10%;
Produto 2 – Prazo: 3 meses após assinatura do contrato – Valor: 15%;
Produto 3- Prazo: 5 meses após assinatura do contrato – Valor: 20%;
Produto 4 – Prazo: 7 meses após assinatura do contrato – Valor: 20%;
Produto 5 – Prazo: 9 meses após assinatura do contrato – Valor: 20%;
Produto 6 – Prazo: 10 meses após assinatura do contrato – Valor: 15%.
A consultoria será remunerada por produto, após a aprovação das versões finais pela Supervisão Técnica. Após a aprovação final dos produtos e mediante solicitação da supervisão técnica, a contratada enviará nota fiscal eletrônica. O pagamento se dará no prazo de 15 dias após o recebimento da nota fiscal.

CONDIÇÕES DO CONTRATO:
Contrato de consultoria com vigência de um (1) ano, Pessoa Jurídica, sem vínculos trabalhistas com o IPAM.
• Ensino superior em gestão ambiental, ciências sociais, economia, engenharia florestal, engenharia ambiental, ciências ambientais, geografia, biologia ou áreas afins;
• Experiência comprovada de ao menos dois anos em:
– Desenho e implementação de iniciativas de coleta digital de dados e gestão de bases de dados
– Atuação com áreas protegidas e populações tradicionais, especialmente unidades de conservação e populações extrativistas;
– Facilitação de processos participativos com atores de perfis diversos.
• Facilidade de comunicação interpessoal e capacidade de trabalhar em equipe;
• Independência, proatividade e criatividade;
• Organização;
• Residência no Acre, preferencialmente em Rio Branco.

DIFERENCIAIS:
• Experiência em usar o Design Thinking, Canvas ou ferramentas equivalentes;
• Experiência em processos de monitoramento socioeconômico, incluindo coleta e gestão de dados, no Acre ou em outros estados da Amazônia;
• Experiência em trabalho socioambiental no Acre, em temas afins à consultoria (quanto mais próximo o conhecimento/experiência com atores e/ou em territórios relevantes, maior o diferencial);
• Pós-graduação em áreas afins.

ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA:
Aos interessados em realizar os trabalhos previstos nesse Termo de Referência, solicitamos enviar até 24 de setembro de 2021 a proposta comercial de consultoria por meio de pessoa jurídica, em formato digital, para o Departamento de Compras (compras@ipam.org.br), indicando no Assunto “TDR 78.2021.85301 Consultoria: apoio ao desenvolvimento do SOMUC no Acre”.
A proposta comercial deverá conter:
a) Carta de apresentação ressaltando a adequação d@ candidat@ ao perfil desejado, diferenciais que favoreçam o desempenho nas atividades e na execução dos produtos requeridos (até 2 páginas);
b) Currículo vitae (máx. 3 páginas);
c) Ao menos duas declarações ou atestados de experiência profissional nos produtos da consultoria;
d) Proposta de valor para consultoria por meio de Pessoa Jurídica. A proposta deve refletir o valor bruto a ser pago pela realização de todas as atividades necessárias para cumprir os objetivos e produtos do Edital.
Os critérios de seleção levarão em conta análise curricular/experiência, bem como o valor da consultoria. Não avaliamos candidaturas enviadas fora do prazo e sem proposta de valor.

DISPOSIÇÕES GERAIS:
a) Não transferir, no todo ou em parte, o objeto deste contrato, sem prévia anuência, por escrito, do CONTRATANTE;
b) Assumir integral responsabilidade por danos e prejuízos causados por culpa exclusiva da CONTRATADA ao CONTRATANTE ou a terceiros, na execução dos serviços contratados, inclusive acidente, morte, perda ou destruição parcial ou total, a pessoas, materiais ou coisas, isentando o CONTRATANTE de toda reclamação resultante de ato ou omissão de seus prepostos ou qualquer pessoa, física ou jurídica, empregada ou ajustada na execução de seus trabalhos;
c) Executar o objeto deste CONTRATO observando os critérios de qualidade técnica, prazos e custos previstos nesse instrumento, refazendo todos os serviços eivados de defeitos, erros, falhas e omissões, ou qualquer irregularidade constatada, resultante de trabalho mal executado, sem qualquer ônus para o CONTRATANTE;
d) Ceder os direitos patrimoniais sobre o produto resultante da execução deste CONTRATO ao CONTRATANTE;
e) A CONTRATADA se compromete a utilizar qualquer informação e/ou documentos obtidos da CONTRATANTE, ou proporcionados por ela para fins do presente contrato, exclusivamente para as atividades aqui estipuladas.

SUPERVISÃO DO TRABALHO:
A supervisão será de responsabilidade de Sylvia Mitraud, Coordenadora do SOMUC.
2021-09-21 13:03 Notícia