Blog SOS Amazônia

#CarvãoNão

Enquanto o mundo luta para diminuir as emissões de gases de efeito estufa, aprovou-se na quarta-feira, 19 de outubro, uma medida para o incentivo à energia suja, com geração de eletricidade pela queima de carvão, que agora espera vossa apreciação.


O carvão mineral é o mais poluente dos combustíveis fósseis. Ele responde por quase um terço das emissões de CO2 do planeta e por mais de 22% das emissões do setor de energia elétrica no Brasil. Isto resulta em prejuízos para o meio ambiente, para a saúde da população e para a própria sobrevivência do planeta, além de um grande custo adicional para os cofres públicos.


Estudos mostram que, mesmo que se possa ter térmicas modernas ou eficientes, a geração de energia por queima de carvão é incompatível com os objetivos do Acordo de Paris. O Brasil, exemplo no mundo todo por ter diminuído suas emissões de gases de efeito estufa, não pode aprovar um plano que suje a nossa matriz elétrica, que tem tudo para servir de exemplo como uma das mais limpas do mundo.


Assine a petição pedindo veto ao projeto de modernização e inclusão de novas usinas térmicas a carvão previsto no Artigo 20 da Medida Provisória no 735/2016. (Clique aqui e assine)

 

Mobilização