Blog SOS Amazônia

Seminário de Avaliação dos Serviços de ATER no Juruá

Desde março de 2011, a partir de parceria com a Secretaria de Estado de Agroextrativista e Produção Familiar e recursos do PROACRE, a SOS Amazônia realizou assistência técnica e extensão rural (ATER) junto a 204 famílias ribeirinhas do rio Juruá das comunidades do Lago do Mujú (Cruzeiro do Sul), Praia da Amizade (Rodrigues Alves), Foz do Grajaú (Porto Walter) e Triunfo (Marechal Thaumaturgo).

Nas 612 visitas técnicas aos produtores (3 visitas individuais a cada unidade familiar) os técnicos da SOS Amazônia, orientaram procedimentos e práticas para manutenção e melhoria da produção extrativista, e promoveram oficinas, capacitações e intercâmbios sobre temáticas variadas para atualizar e ampliar o conhecimento dos produtores e suas famílias, com destaque para o aproveitamento de cascas e talos de alimentos produzidos na unidade familiar, produção da multimistura para o combate a desnutrição infantil, formação de lideranças, praticas agrícolas e inovações tecnológicas como a produção e uso de bio-inseticida e educação ambiental. Neste processo a SOS Amazônia contou com parcerias importantes como as Comissões Pastorais da Criança e da Terra, Secretárias de Saúde e de Meio Ambiente do Município de Marechal Thaumaturgo, a EMBRAPA e a Universidade Federal do Acre – UFAC, por meio da realização de palestras e dias de campo.

Nos dias 5 e 6 de março de 2012, a SOS Amazônia estará realizando o Seminário de Avaliação dos Serviços de ATER no Juruá, nesse seminário estarão presentes representantes das comunidades atendidas pela instituição, que terão a oportunidade de avaliarem as atividades realizadas pela instituição. Foram convidados também os representantes das prefeituras municipais dos quatro municípios e gestores de órgãos públicos do setor agrícola e ambiental.

A SOS Amazônia atua na região do Vale do Rio Juruá no Acre, desde 1994, sempre com foco na conservação da biodiversidade. A partir de 2004, para incrementar processo de transição dos atuais sistemas de produção e adoção de um modelo desenvolvimento rural sustentável, passou a desenvolver assistência técnica e extensão rural (ATER) junto à famílias residentes as margens do Rio Juruá e no entorno do Parque Nacional da Serra do Divisor.
Notícia