A SOS Amazônia, em parceria com o Memorial Chico Mendes - MCM, iniciou na segunda-feira, 30, capacitações em Gestão de Água e Saúde Ambiental, nos seringais Triunfo e Pindamonhangaba, localizados na Reserva Extrativista Chico Mendes, no município de Brasiléia. A iniciativa faz parte do projeto Sanear Amazônia, financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS.
O evento, que se encerra hoje, 31, tem por objetivos capacitar os moradores no sentido de fortalecer a compreensão do projeto Sanear Amazônia, bem como disponibilizar ferramentas para uma melhor gestão e cuidado com a água de consumo das famílias.
"É importante capacitarmos as famílias para mostrar como o projeto pode oferecer soluções para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Afinal, o acesso à água de qualidade é um direito de todos", destaca Mirlailson Andrade, técnico da SOS Amazônia.
Desde junho de 2015, quando iniciou o projeto Sanear Amazônia na Reserva Extrativista Chico Mendes, já foram implantadas 57 tecnologias sociais, no total de 150.
O Sanear Amazônia busca implementar tecnologias sociais por meio do sistema domiciliar de captação e reserva de água da chuva, isto é, cisternas, banheiros e fossas, melhorando o acesso à água para consumo humano em quantidade e qualidade mesmo em época de escassez, como no verão. Garantindo à população extrativista da Amazônia um alto grau de benefício à saúde, ao bem estar e no combate as doenças.
Por: Marcio Souza