A SOS Amazônia, por meio de sua equipe técnica e monitores voluntários, promoveu durante todo o mês de julho a sinalização e o monitoramento de 17 praias em nove comunidades localizadas na Reserva Extrativista Alto Juruá, no município de Marechal Thaumaturgo. A iniciativa faz parte do projeto Quelônios do Juruá: Eu protejo.
O principal objetivo da atividade é identificar possíveis áreas de desova de quelônios (tracajás, iaçás e tartarugas), mediante a implantação de faixas nas praias monitoradas, mas também, busca conscientizar as famílias sobre a importância desses animais para a manutenção do ambiente na região.
"Queremos fortalecer ainda mais o projeto, como por exemplo, identificando novos monitores e buscando novos parceiros. Assim, vamos conseguir chamar atenção para uma espécie que vive a beira da extinção", destaca Bismark Pinheiro, técnico da SOS Amazônia.
Coordenado pela SOS Amazônia desde o ano de 2003, o “Projeto Quelônios do Juruá: Eu Protejo”, tem por objetivo principal garantir a conservação das espécies de tartarugas, tracajás e iaçás na região do Vale do Juruá. Saiba mais