Blog SOS Amazônia

Declaração do Mutirão dos Povos da Amazônia para a COP30

Nós, povos da terra, das águas, dos territórios da Amazônia e movimentos sociais do Brasil profundo — lideranças indígenas, quilombolas, ribeirinhas, pescadores, camponesas, religiosas, extrativistas, das quebradeiras de coco, dos atingidos por barragens e mineração, dos trabalhadores rurais sem-terra — reunidos em Belém, levantamos uma voz firme e ancestral para afirmar nossa identidade coletiva de luta: a resposta somos nós.

Diante do colapso iminente, quando o planeta queima e a vida clama, somos nós que carregamos o peso mais cruel da injustiça histórica e do neocolonialismo da economia da destruição. Sentimos primeiro a seca, a inundação, o ar envenenado, a água morta. Resistimos com nossos corpos e territórios à destruição imposta. E ainda assim, somos silenciados, perseguidos, invisibilizados, relegados às sombras do poder.

A Amazônia pulsa como o coração da Terra. Nossas florestas, rios, solos e ciclos formam o tecido de vida que sustenta o último fôlego do equilíbrio climático. Mas não há Amazônia sem seus povos. Os territórios que nossas comunidades protegem são as últimas fortalezas contra a devastação. A ciência confirma o que nossos ancestrais já sabiam: justiça climática só será possível se for também justiça territorial, social e popular.

Confira na íntegra o texto da declaração


Foto: Daleth Oliveira
2025-07-24 15:48 Notícia Posicionamento