Blog SOS Amazônia

Campanha destina 240 quilos de pilhas para reciclagem


Por Khelven Castro

Por meio da logística reversa, pilhas descartáveis que eram deixadas na instituição e boa parte vindas de regiões ribeirinhas - áreas de atuação da SOS Amazônia - retornam aos seus fabricantes.

Na segunda-feira, 8, foram enviados 240kg de pilhas à empresa GM&C Log, que faz a triagem das pilhas e as encaminha ao seu reciclador parceiro (Nexa). Em seguida, a Nexa realiza a reciclagem das pilhas por meio de um processo térmico.

A voluntária Núbia Fritz, que ajudou na logística do material, ressalta a importância de darmos um destino corretos aos descartáveis. “Esse trabalho que fazemos é importante e necessário, pois as pessoas deixam esses materiais que até então seriam destinados ao lixo comum e acaba poluindo e afetando cada vez mais o meio ambiente. As pilhas possuem produtos químicos que contaminam o solo e a água, muito prejudiciais à nossa saúde. Aqui nós as destinamos para o lugar correto onde vai passar pelo processo de descarte que não agrida o meio ambiente”, finaliza.

Núbia Fritz no local de entrega voluntária - LEV, na SOS Amazônia.
Núbia Fritz no local de entrega voluntária - LEV, na SOS Amazônia.

Miguel Scarcello, secretário geral da SOS Amazônia, esclarece que o ambiente e as pessoas são os mais afetados pelo descarte irregular de pilhas na natureza, pois são encontrados diversos metais tóxicos em sua composição, como por exemplo, mercúrio, zinco e chumbo. Essas substâncias, em contato com a umidade, água e calor podem contaminar solos e lençóis freáticos atingindo a flora e a fauna da região, da mesma forma, trazem complicações ao sistema nervoso central, fígado e pulmão, além de anemia e paralisia aos seres humanos.

Pilhas coletadas das comunidades do Juruá deixam de poluir rios e igarapés.


SOS Reciclagem
Essa iniciativa começou a ser colocada em prática em fevereiro de 2013, por meio de uma campanha experimental para separação e descarte seletivo de materiais recicláveis por 11 famílias vizinhas a instituição. Atualmente, a campanha acontece na sede da SOS Amazônia, em Rio Branco. As famílias são convidadas para participar de forma voluntária, entregando materiais plástico, alumínio, pilhas e baterias.

A SOS Amazônia desenvolve atividades e projetos de educação ambiental com a temática resíduos sólidos desde 1990. Para ajudar na hora de separar seus resíduos, montamos uma lista com itens que são recebidos pela campanha SOS Reciclagem, em Rio Branco, no Acre.

Embalagens Plásticas
·        Refrigerante
·        Água Sanitária
·        Amaciante de Roupas
·        Desinfetante
·        Detergente
·        Shampoo/Condicionador
·        Iogurte
·        Manteiga/Margarina/Requeijão
·        Garrafão de Água Mineral
·        Baldes e Bacias
·        Vasilhas
·        Mesas e Cadeiras

Alumínio
·        Latinhas
·        Panelas velhas
·        Vasilhas
·        Bacias

Pilhas e baterias.

Para entrar em contato com a GM&C Log acesse http://www.gmclog.com.br/site/.
Notícia