Blog SOS Amazônia

SOS Amazônia planta mais de 500 árvores nativas em mutirão da campanha Soul Amazônia

Em ação da Soul Amazônia, campanha de conscientização ambiental da SOS Amazônia, foi realizado o plantio de mais de 500 mudas de árvores nativas em uma área antes utilizada para pastagem. No dia 28 de março, o cultivo foi feito no viveiro da ONG, localizado no município de Capixaba, no Acre, onde acontece a produção de mudas de árvores nativas florestais e agroflorestais. Para a área escolhida, foram utilizadas 8 espécies: jatobá, mogno, amarelão, castanheira, ipê, copaíba, samaúma e seringueira.
Mais de 50 pessoas marcaram presença e ajudaram a plantar as mudas em seus berços, dentre elas, os alunos da escola Nair Sombra, de Capixaba, a influenciadora acreana Maxine Silva, a jornalista Aline Rocha, que apresenta o programa Almanacre na Rede Amazônica, o guia turístico Tássio Fúria, o influencer Daniel Cruz e a representante da marca Made In Acre, Rayssa Alves. Além disso, houve a participação essencial dos técnicos e colaboradores da SOS Amazônia, que orientaram sobre as boas práticas de plantio e acompanharam os convidados durante todo o evento.

Esse foi o primeiro mutirão de plantio da campanha Soul Amazônia, que foi criada para unir os que acreditam na causa de lutar pela conservação e preservação da Amazônia. “Quando qualquer pessoa doa, ela contribui para manutenção da floresta em pé, a conservação da biodiversidade e para restauração de áreas degradadas”, explica Bleno Caleb, assessor de comunicação da SOS Amazônia.
Durante a manhã, foi possível realizar o plantio de todas as plantas, principalmente com a ajuda de cerca de 30 alunos da turma da oitava série que acompanhou a ação e puderam colocar em prática o que aprendem nas aulas. “A gente aprende muito na escola sobre o meio ambiente, sobre o planeta terra que a gente vive. A gente tem que manter e cuidar muito bem, e todas essas árvores é o que ajuda a gente a viver”, relata a estudante Kailyn Nascimento.
O Viveiro SOS Amazônia

Inaugurado em 2023, o Viveiro SOS Amazônia foi criado como forma de suprir a demanda do programa de restauração florestal, Faça Florescer Floresta, com capacidade de produção de 450 mil mudas por ano. A construção foi feita com a contribuição de parceiros da ONG, principalmente a fundação britânica The Caring Family, Stanley e Nike, que ajudaram na aquisição e regularização do terreno, construção da estrutura e compra de produtos.

Dentre as espécies cultivadas no viveiro estão as florestais (andiroba, castanheira, copaíba, cumaru, ipê, mogno, mulateiro), frutíferas (acerola, graviola, cacau, café, ingá) e palmeiras (açaí, buriti, jaci e jarina). Todas são tipos de mudas que são produzidas no local e que são destinadas para recuperação de áreas degradadas.

O secretário técnico da SOS Amazônia, Álisson Maranho, explica como o trabalho de restauração já está presente em quase todos os municípios do Acre e alcança cerca de mil famílias que trabalham com a ONG. “Produzir as mudas e plantar, é também gerar trabalho, também gerar renda, também gera benefícios ecológicos, protege o solo, resgata a presença de fauna e biodiversidade. Mas é também um projeto social muito importante”, ressalta.
Notícia