Blog SOS Amazônia
Posicionamento

Nota ao público

Sobre o Anúncio de doação para o enfrentamento à COVID-19 na Amazônia

Comunicamos que a SOS Amazônia, Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos com atuação na região Amazônica há quase 32 anos, não recebeu a doação anunciada pela Ativista Ambiental Greta Thunberg no dia 20 de julho de 2020. Informamos ainda que não temos nenhuma relação com a Campanha sosamazonia.fund, promovida pelo movimento Fridays For Future (FFF) no Brasil e pela Fundação Amazonas Sustentável – FAS, a qual receberá o recurso doado pela ativista.

Ocorre que o nome escolhido pelas organizações líderes da campanha acima citadas causou mal-entendido para com o público e os meios de comunicação. Muito embora a campanha seja denominada “sosamazonia”, nós não tivemos participação na construção da iniciativa e por se tratar de um movimento que ajuda os povos da floresta, em nenhum momento pensamos em impedir o uso do nome, mas sim, de unir esforços na luta contra a Covid19 e alertar aos organizadores da campanha da Friday sobre a possibilidade de gerar esses mal-entendidos.

No entanto, a fim de evitar questionamentos e esclarecer aos associados, instituições parceiras, simpatizantes, doadores e opinião pública em geral, comunicamos que a SOS Amazônia, identificada pelo site www.sosamazonia.org.br, promove projetos e campanhas para proteger a floresta amazônica e apoiar as suas populações tradicionais - povos indígenas e comunidades agroextrativistas, mas não recebe recursos da campanha citada.

Aproveitamos para informar também que a SOS Amazônia, em parceria com o Comitê Chico Mendes, a Comissão Pró-Índio - CPI e o Conselho Nacional das Populações Extrativistas - CNS, está promovendo uma campanha para ajudar as comunidades extrativistas e indígenas do Estado do Acre que vêm sofrendo com os impactos decorrentes da pandemia da Covid-19.

Por meio da campanha “Povos da Floresta contra a Covid-19”, pretendemos arrecadar fundos para apoiar 3.638 famílias. Mais informações podem ser encontradas no link https://sosamazonia.org.br/povos-da-floresta-contra-covid/

Rio Branco – Acre, 21 de julho de 2020
Atenciosamente,

Miguel Scarcello
Secretário Geral da SOS AMAZÔNIA.