Blog SOS Amazônia

Com cinco meses de projeto, Faça Florescer Floresta já mostra resultados

Depois de cinco meses de ações, com o apoio da Lush Fresh Handmade Cosmetics e de doações espontâneas no doe.sosamazonia.org.br (Eu protejo a Amazônia), já é possível ver os resultados do projeto Faça Florescer Floresta. Foram 10.230 mudas plantadas em três municípios (Tarauacá e Mâncio Lima – Acre, e Guajará – Amazonas) e 34 famílias beneficiadas.

Objetivo é promover a recuperação da cobertura do solo com a geração de benefícios ecológicos, sociais e econômicos para as comunidades locais, ajudando a diminuir a pressão sobre a floresta e a manter a biodiversidade. Dentre as ações, destacam-se a implantação de Sistemas Agroflorestais – SAFs e a restauração florestal de áreas de nascentes.

“O comprometimento e visão de futuro que essas famílias estão tendo diante as mudanças climáticas, buscando uma melhor qualidade de vida e ter um aumento da renda familiar de forma sustentável é fundamental. Além de promover a conservação do solo e a diversidade de alimentos, propiciando às crianças opções saudáveis de alimentos, sem uso de agrotóxicos”, disse a técnica ambiental da SOS Amazônia, Francisca de Souza Lima.
João Eudes, da comunidade do Polo Agroflorestal, em Tarauacá, comentou a importância de conhecer novas técnicas de plantio e manejo do solo e de conhecer experiências bem-sucedidas.

“Além de estamos plantando para reflorestar ele também é projeto de plantação de alimentos, por exemplo, você planta para reflorestar e ainda produz os frutos que nos dá uma qualidade melhor de vida. E estamos aqui para isso, para reflorestar uma área degrada por outros que tiveram aqui antes de nós e não tiveram a consciência que estamos tendo hoje fazer” ressalta João Eudes.

O projeto está na fase de assessorias técnicas e término de plantio das áreas georreferenciadas. No final de junho, serão apresentados os resultados de 17 hectares de áreas degradadas recuperadas e o início do trabalho em outras áreas, com recurso da campanha de financiamento coletivo, que arrecadou mais de R$ 53 mil para esse fim.

Khelven Castro
Notícia