Viveiro SOS Amazônia: confira o passo a passo da produção de mudas
Inaugurado em setembro de 2023, para celebrar o aniversário de 35 anos da ONG, Viveiro SOS Amazônia inicia o primeiro ciclo de distribuição de mudas para implantação de agrofloresta em comunidades ribeirinhas, extrativistas e de agricultores familiares.
🌳 Confira o passo a passo da produção das mudas:
1] Produção As mudas são produzidas no viveiro com todo o carinho e seguindo todas as recomendações técnicas para garantir sua vitalidade.
2] Rustificação Quando atingem o tamanho ideal, as mudas saem do viveiro e permanecem por quinze dias em rustificação, que consiste no processo de adaptação às condições climáticas fora do viveiro.
3] Rocambole Após a rustificação, as mudas são levadas para a área de produção onde são retiradas dos tubetes e agrupadas em uma faixa de plástico que, depois de enrolada, ganha o nome de “rocambole”, que comporta de 50 a 100 mudas, conforme a espécie.
4] Transporte Os rocamboles com as mudas são transportados até as comunidades parceiras da SOS Amazônia nas atividades de restauração florestal.
5] Plantio Assim que as mudas chegam nas comunidades, as famílias já realizam o plantio nas áreas reservadas para restauração, de acordo com o planejamento proposto por cada família, buscando conciliar espécies florestais, frutíferas e palmeiras.
6] Florescer Floresta Depois do plantio, a natureza se encarrega do restante. Com o sol, a chuva e o acompanhamento da nossa equipe técnica, as mudas podem crescer de forma saudável e recuperar a paisagem florestal, proporcionando benefícios ecológicos e sociais.