Blog SOS Amazônia

Projetos promovem segurança alimentar em comunidades rurais

Oficina de alimentação alternativa - Comunidade Ramal São Paulo, município de Rodrigues Alves.

Nos últimos anos, a SOS Amazônia vem se destacando na assistência técnica e extensão rural em diversas comunidades do Estado do Acre, especialmente, na região do Juruá. São inúmeras oficinas, intercâmbios e reuniões que buscam implementar métodos sustentáveis na relação entre produtor e floresta.


Além de se preocupar com a manutenção dos recursos florestais, a equipe técnica da SOS Amazônia, por meio dos projetos ATER Agroecologia, ATES Alto Juruá e Valores da Amazônia, busca também garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias com as oficinas de alimentação alternativa.

Promovida em parceria com a Pastoral da Saúde de Cruzeiro do Sul e a Pastoral da Criança de Marechal Thaumaturgo, as capacitações tem por objetivo implementar nas comunidades a produção de alimentos e também o seu reaproveitamento, o estímulo a adoção de hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis, além de melhorar a renda das famílias.


Maria Gleiciane Cruz, coordenadora técnica do projeto ATER Agroecologia, comentou a iniciativa. "Ao participarem das atividades, as famílias entendem a importância da diversificação dos alimentos na mesa. Com certeza, isso aumenta a qualidade de vida dessas famílias, que passam a ter mais cuidados com a alimentação", diz.


Com as oficinas de alimentação alternativa, somente na Resex Alto Juruá, houve uma diversificação de 35% dos produtos utilizados na alimentação das famílias. Hortaliças e frutas, por exemplo, ganharam mais espaço na mesa do produtor. 
Notícia