Blog SOS Amazônia

Curso de Manejo, Beneficiamento e Comercialização de Produtos Florestais

A SOS Amazönia promove o Curso de Manejo na cidade de Cruzeiro do Sul, no período de 10 a 13 de abril de 2012, com apoio da OTCA, Organização do Tratado de Cooperação Amazônica.

O Curso de Manejo, Beneficiamento e Comercialização de Produtos Florestais é destinado aos: agricultores familiares das comunidades Muju, Praia da Amizade, Grajaú, Triunfo e Besouro; indígenas das TIs Nukini, Poyanawa, Colônia 27 e Igarapé do Caucho; e técnicos da SOS Amazônia e Comissão Pró-Índio-CPI/AC.

Por meio do Curso de Manejo a SOS Amazônia faz prover os participantes de conhecimentos e métodos para planejarem seus negócios (individuais ou coletivos), com base em metodologia de planos de negócios, de modo a conseguir melhorar a produção para subsistência e a inserção do excedente no mercado, por meio de atributos como qualidade, eficiência, sustentabilidade, legalidade, foco no cliente, entre outros.

A metodologia do Curso é amplamente participativa, utilizando trabalhos em grupos como meio para construção do conhecimento a partir da experiência e visão dos próprios participantes. Os grupos serão formados de acordo com a atividade proposta. Em alguns casos, serão formados grupos com pessoas da mesma comunidade ou culturas semelhantes (indígenas), e em outros os grupos serão baseados pela afinidade com os produtos analisados. Para cada trabalho em grupo proposto, será entre um roteiro com questões norteadoras.

Foram escolhidos 4 produtos para serem estudados ao longo do Curso: murmuru, artesanato (sementes e fibras), banana e farinha. Apesar do Curso ser focado em produtos florestais, as cadeias produtivas escolhidas incluem dois produtos da agricultura familiar (farinha e banana) devido à importância na economia local e por se constituírem em bons exemplos para o aprendizado do método de planejamento de negócios.