Blog SOS Amazônia

#DemarcaçãoJá

Notícia

O cenário para os povos indígenas no governo Temer está, cada vez mais, tornando-se insustentável. O que mais se vê é a tentativa, por meio de Medidas Provisórias (MPs), de promover a grilagem de terras.


Com o discurso de que estão empenhados em “regularizar” a situação fundiária do país, se esforçam para legalizar a ocupação criminosa de terras públicas, a exemplo da MPs 758/16, que altera os limites do Parque Nacional do Jamanxim e da Área de Proteção Ambiental do Tapajós, ambos no Pará, e da MP 759/16¸ que autoriza o pagamento em dinheiro pelos lotes do Programa Nacional de Reforma Agrária e estabelece novas regras de titulação na Amazônia Legal.


Nesse embalo, o fato é que nos deparamos com a total falta de interesse pela demarcação de Terras Indígenas. E, infelizmente, não poderia ser diferente tendo como ministro da Justiça Osmar Serraglio (PMDB-PR), membro da bancada ruralista no Congresso. Nada mais nada menos tentam destruir direitos, legitimar a grilagem de terras e enfraquecer a FUNAI. Sem dúvida, essas iniciativas incitam a violência em disputas por terras e projetam um Brasil de caos para os povos tradicionais e em favor do agronegócio.


Há um caminho árduo a ser percorrido pelas organizações sociais e pessoas que se preocupam e defendem os povos tradicionais, com o objetivo de frear as atrocidades cometidas por um governo e por uma bancada que têm interesses claros em favorecer pequenos grupos.


E a mobilização pró-indígena vem acontecendo e precisa de muita ajuda da sociedade. O vídeo de apoio a todos os povos originários do Brasil, por exemplo, evidencia bem esse retrato do Brasil e pede "Demarcação Já!", uma homenagem de mais de 25 artistas aos povos indígenas do Brasil.


Então, convidamos você a resistir! Vamos nos opor a todos esses atos severos do governo contra os povos indígenas! Fortaleça nossa luta! Junte-se a nós! Peça e divulgue #DermacaçãoJá #façaflorescer #resistência