Blog SOS Amazônia

SOS Amazônia realiza oficina de boas práticas de extração de óleos vegetais no Vale do Juruá

Mais de 60 extrativistas sócios das cooperativas Coopfrutos e Coopercintra, localizadas nos municípios de Mâncio Lima e Rodrigues Alves, (no Vale do Juruá) respectivamente, participam desde segunda-feira, 13, de oficina sobre Boas Práticas na Extração de Óleos Vegetais.


A atividade, que se encerra nessa sexta-feira, 17, é promovida pela SOS Amazônia, em parceria com a Fundação de Tecnologia do Estado do Acre – Funtac, e tem por objetivo capacitar os extrativistas no aperfeiçoamento das etapas de produção de óleos vegetais (buriti, patauá, andiroba e murmuru).


“Essa iniciativa faz parte do projeto Valores da Amazônia, que tem o apoio financeiro do Fundo Amazônia/BNDES. Nossa proposta é melhorar o processo de produção dessas cooperativas, gerar trabalho e renda nas comunidades, com foco na conservação dos recursos florestais”, explica o engenheiro florestal da SOS Amazônia e coordenador do projeto, Álisson Maranho.

Elizana Araújo, superintendente da Coopfrutos, comentou a oportunidade de aperfeiçoamento das práticas de produção.


“Melhorar todo o processo de produção desde a coleta até o produto final é fundamental para agregar valor aos nossos óleos. O projeto Valores da Amazônia nos trouxe a oportunidade de trabalhar valorizando os recursos naturais, ou seja, pensando não só na extração dos frutos, mas também em manter a floresta preservada”, disse.


Os instrutores da oficina destacaram a importância do curso para atender as exigências do mercado. “Com os ensinamentos, os extrativistas vão poder apresentar para o mercado um produto com mais qualidade, ou seja, eles vão poder atender as novas regras que esse mercado exige, como por exemplo, o nível de acidez adequado e o aspecto desses produtos”, destaca o técnico da Funtac e um dos instrutores da oficina, Israel da Silva.


Enquanto Alcides Loureiro, químico da Funtac, falou sobre a importância da presença de instituições como a Funtac e a SOS Amazônia para garantir a qualidade produtiva nesses empreendimentos.


“Para que a cadeia desses produtos dê certo, com certeza, é preciso apoio de projetos como os desenvolvidos pela Funtac, e também pela SOS Amazônia, que apoia as cooperativas para que os recursos florestais sejam utilizados de forma sustentável e para que esses frutos sempre ofereçam benefícios e renda para essas comunidades” explica Alcides.


O cooperado mais jovem da Coopfrutos, José Francisco, compreendeu muito bem a importância da oficina.  “Aprendemos como manejar corretamente os frutos, ou seja, como coletar o buriti e a melhor forma de extrair o óleo. Entendemos o funcionamento das máquinas e percebemos que não fazíamos a limpeza direito, o que aumentava a acidez do óleo, deixando nosso produto com baixa qualidade. Isso me deixa mais orgulhoso de fazer parte da cooperativa, espero ajudar e crescer com a cooperativa”, destaca.

Notícia