Em 6 de maio de 2006, o povo Huni Kuĩ decidiu criar a Federação do Povo Huni Kuĩ do Estado do Acre (FEPHAC), uma entidade civil sem fins lucrativos, composta por 14 associações, 2 organizações de base Huni Kuĩ e 118 comunidades distribuídas em 12 territórios, com cerca de 16 mil habitantes no Acre.
A missão da FEPHAC é representar legalmente o povo Huni Kuĩ, defender seus direitos coletivos, promover a unificação da população, fortalecer sua cultura e língua, além de buscar desenvolvimento sustentável. Seus objetivos incluem apoiar programas de educação tradicional e formal, fortalecer a saúde por meio da medicina tradicional, lutar pelos direitos das mulheres e jovens, e apoiar organizações comunitárias.
O povo Huni Kuĩ faz parte da família linguística Pano e vive no Peru e norte do Brasil, no estado do Acre. Eles são reconhecidos como guardiões dos ecossistemas e mestres da medicina tradicional da floresta. Sua história registra resistência e resiliência contra a exploração da borracha e sua cultura se expressa em cores vivas, vestimentas tradicionais, cantos, danças e alimentação.
O lema oficial da FEPHAC é "Unir para lutar e unificar para vencer".
SOBRE O POVO HUNI KUI